Finanças

Livros de educação financeira – uma ferramenta para investir melhor

executivo lendo 2 - biblioteca - livros

(Thinkstock)

Para muitas pessoas, administrar as finanças, poupar e investir são habilidades que exigem uma ajuda externa. Sem dúvidas o papel de um educador financeiro, consultor ou investidor são muito importantes, porém é possível que cada pessoa conheça melhor o universo das finanças e possa tomar atitudes mais assertivas com um simples hábito: o da leitura.

Leia também:

Tomam conta das livrarias obras que ajudam a desenvolver habilidades, voltadas inclusive para pessoas leigas. Livros de autoajuda comportamental, empresarial e espiritual são alguns dos exemplos dos que oferecem suporte para a vida prática. Outro nicho que vem ganhando cada vez mais títulos é o da literatura voltada à educação financeira.

Percebo em meus atendimentos que a maioria das pessoas lida com as finanças da forma que aprendeu na prática, a partir de seus próprios erros e acertos. Porém, acredito que, conhecendo uma metodologia consolidada e práticas que já deram certo para outras pessoas, qualquer um pode readaptar e mudar a sua vida financeira para melhor. Não à toa, escrevo vários livros sobre o tema, transmitindo o que aprendi em minha carreira.

Existem muitas obras voltadas às finanças, que vão desde as mais abrangentes – que ensinam o leitor a lidar com o dinheiro de forma sustentável e assertiva – até as mais específicas, apontando as melhores formas de investir e fazer o dinheiro render. É incrível como o conhecimento está disseminado e ao alcance de todos atualmente, basta ter interesse.

Em meu livro “Terapia Financeira”, por exemplo, esclareço que, antes de investir, há muito a ser feito. Em primeiro lugar, é preciso ter sonhos. Quem acompanha meus artigos sabe, eu acredito que economizar, poupar e investir só vale a pena se for para realizar sonhos. Apesar de o hábito de sonhar ter sido abandonado, gosto de lembrar que, seguindo alguns passos com dedicação e paciência, é possível conquistar qualquer objetivo.

Em 12 livros curtos, com linguagem simples e voltados à organização das finanças seguindo um planejamento financeiro pessoal e familiar, escrevi a coleção “Dinheiro Sem Segredo”. Nela, oriento a como empreender com equilíbrio e como ser independente financeiramente, entre outras coisas, considerando que determinadas decisões podem fazer a diferença em toda uma vida.

Afinal, saber organizar as finanças e investir dinheiro de forma consciente e inteligente é uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida. E, assim como acompanhar um blog, ler um livro de educação financeira é uma ferramenta valiosa de aprendizado e que está ao seu alcance. Então, por que não aproveitar?

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

fonte: infomoney