Notícias

Sindicato dos Leiloeiros cobra governo de SP por volta dos leilões de veículos do Detran

Publicidade

O Sindicato dos Leiloeiros do Estado de São Paulo publicou recentemente comunicado que pede a retomada da atividade de leilões de veículos oriundos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“O atual governo suspendeu arbitrariamente os leilões que já estavam em andamento, alegando a necessidade de rever critérios e adequações, com diversas publicações em rede sociais, porém sem a comunicação com toda a cadeia envolvida que sempre prestou serviços e clama por esclarecimentos sobre a continuidade dos leilões”, alega o sindicato.

A suspensão da atividade aconteceu em setembro do ano passado, de forma temporária. O objetivo foi implementar um plano de ação para trazer mais transparência, segurança e boas práticas ao processo do leilão como um todo. Novas regras para realização de leilões, com monitoramento das etapas pelo órgão paulista, fazem parte da meta do governo.

Conteúdo XP

50 segundos para mudar o seu 2024

Descubra a combinação de ativos ideal para você investir hoje

Os leiloeiros ressaltam que o processo de apreensão de veículos tem uma ampla cadeia de prestadores de serviços envolvidos, desde a autoridade policial nas ruas, guinchos, pátios de apreensão, despachantes, preparadora de leilões, avaliadores, vistorias, leiloeiros oficiais, despachantes, comerciantes de veículos, empresas de desmonte e reciclagens.

Por isso, na visão da categoria, a paralisação do processo acarreta em prejuízos para a sociedade, “comprometendo a segurança no trânsito, na saúde pública, na economia com o estrangulamento da receita das empresas envolvidas, que geram empregos, na perda da arrecadação aos estados e municípios, com os tributos que deixam de serem recolhidos com a receita do leilão, e na desvalorização e sucateamento dos veículos”.

Por fim, o comunicado explica que “todo custo suportado pela operação de leilões, o que não é baixo” fica por conta do Profissional Leiloeiro Público Oficial, enquanto ao Estado não gera nenhum custo.

Continua depois da publicidade

“Não é possível deixar centenas de trabalhadores desassistidos. Não é possível também que o governador de São Paulo não cobre soluções rápidas e eficientes do Detran/SP”, afirma a categoria no comunicado.

O que diz o Detran-SP?

O InfoMoney procurou o Detran-SP. Em nora, o órgão ressalta que a suspensão dos leilões aconteceu por constatação de ilegalidades e fraudes, que afetavam os cidadãos e os cofres públicos.

“Novas regras já foram publicadas pelo órgão em novembro de 2023, quando o Detran-SP convocou os leiloeiros a apresentarem documentos para a retomada dos leilões. Porém, dos 46 lotes suspensos, apenas sete apresentaram documentação completa e comprovaram regularidade até agora”, explica a nota.

Diantre disso, o Detran-SP diz que está implementando um novo sistema que permitirá a regulação e o acompanhamento dos serviços de pátios oferecidos aos motoristas paulistas. E promete que a mudança vai garantir “um processo transparente, íntegro, auditável, eficiente e sem fraudes, que protegerá o direito dos cidadãos”.

Fonte