Diversos

Irã lança três satélites com ajuda da Rússia antes de encontro Trump-Netanyahu

Irã lança três satélites com ajuda da Rússia antes de encontro Trump-Netanyahu

O Irã afirmou neste domingo (28) que colocou três satélites em órbita a partir da Rússia, movimento que pode intensificar as tensões em torno das ações mais amplas de Teerã.

Os satélites Paya, Zafar-2 e Kowsar foram lançados do Cosmódromo de Vostochny, no remoto Extremo Oriente russo, informou a agência estatal Islamic Republic News Agency (IRNA). Segundo a agência, os equipamentos vão orbitar a cerca de 500 quilômetros de altitude e foram projetados para uma série de aplicações ambientais e agrícolas.

O principal entre eles é o Paya, descrito no relatório como o satélite de imageamento mais pesado e avançado já desenvolvido internamente pelo Irã. A IRNA afirmou que o equipamento foi desenvolvido pela Iran Electronics Industries, uma subsidiária do Ministério da Defesa.

Leia também

Zelenski se reúne com Trump enquanto esforço para acabar com a guerra segue incerto

Os dois se encontrarão em clube privado de Trump na Flórida, onde o presidente dos EUA está passando as férias e tem uma agenda repleta de partidas de golfe

Trump prometeu mudanças radicais em seu segundo mandato. Veja o que ele fez até agora

Um ano após o início do segundo mandato, presidente promove mudanças profundas em imigração, comércio, política externa e no funcionamento do Estado americano

O programa espacial do Irã e entidades relacionadas têm sido alvo de sanções dos Estados Unidos por supostos vínculos com o programa de mísseis balísticos de Teerã.

O lançamento ocorre em meio a preocupações sobre as atividades nucleares e de mísseis do Irã e às vésperas de uma reunião, na segunda-feira (29), entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. No encontro, eles podem discutir possíveis novos ataques contra o Irã em razão de seu programa de mísseis balísticos e da reconstrução de instalações nucleares atingidas pelos EUA em junho.

Moscou auxilia o programa de satélites do Irã há duas décadas. Em julho, o satélite iraniano Nahid-2 foi lançado ao espaço pela Rússia para reforçar os sistemas de navegação e telecomunicações do país, segundo a mídia estatal. Uma versão anterior do Kowsar havia sido lançada da Rússia em novembro de 2024.

©️2025 Bloomberg L.P.

The post Irã lança três satélites com ajuda da Rússia antes de encontro Trump-Netanyahu appeared first on InfoMoney.