Finanças

Sem educação financeira, Black Friday se torna armadilha

Black Friday_ EUA_2014 (15)

A Black Friday está chegando e muita gente já está de olho nas promoções que vão acontecer. No entanto, diante de tantas acusações de fraude, por empresas aumentarem seus preços antes para, então, darem o desconto, os consumidores estão mais espertos.

Leia também:

Mas boa parte da população não é educada financeiramente, e acaba se iludindo com a falsa economia, adquirindo produtos e serviços que nem sequer estavam nos planos e se endividando. Não digo que nenhuma oferta é boa, mas, para aproveitar o momento, é preciso focar em buscar a melhor opção para aquilo que realmente precisa, pesquisando antes para saber se está mesmo fazendo um bom negócio.

Uma pessoa educada financeiramente não se deixa levar pelos impulsos consumistas, nem por apelos publicitários. Há diversos cursos, palestras e livros sobre o assunto, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro, promovendo o consumo consciente.

Um bom conselho para não fugir do programado é fazer uma lista de todas as pessoas que se pretende presentear nesse Natal e o valor que pode gastar com cada uma. Outra dica é comprar à vista, para não comprometer o orçamento financeiro dos meses seguintes. O Black Friday acontece todo ano na mesma época, dá para de planejar. No entanto, caso não tenha poupado para isso, o melhor é fazer um diagnóstico da situação financeira.

Ter noção de todos os ganhos e gastos que se tem no mês ajuda a saber quanto se pode gastar e como poderá pagar; assim, se precisar parcelar, não correrá o risco de acumular as contas e de não ter o valor suficiente para quitar as compras na data de vencimento.

Respeitando o padrão de vida e procurando educar-se financeiramente é possível passar um fim de ano tranquilo e sem levar dívidas desnecessárias para 2016. Bom fim de ano a todos!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

fonte: infomoney