Remdesivir indica baixa de 62% no risco de mortalidade por Covid, afirma Gilead
(Bloomberg) — O medicamento remdesivir da Gilead Sciences reduziu o risco de mortalidade de pacientes com Covid-19 em 62% em comparação com o tratamento padrão, de acordo com nova análise dos dados dos ensaios divulgados pelo fabricante.
A nova análise comparou os dados dos estudos em estágio avançado com o tratamento na vida real. A Gilead apresentará as descobertas na Conferência Virtual COVID19 como parte da 23ª Conferência Internacional sobre Aids, disse a empresa.
A análise comparativa divulgada nesta sexta-feira mostrou que a taxa de mortalidade de pacientes tratados com remdesivir foi de 7,6% no 14º dia, em comparação com 12,5% entre os pacientes que não tomaram remdesivir. A análise também mostrou 74,4% dos pacientes tratados com remdesivir recuperados até o 14º dia, contra 59% dos pacientes que receberam tratamento padrão isoladamente.
PUBLICIDADE
As ações da Gilead subiram 17% até agora neste ano impulsionadas principalmente pela esperança de que o remdesivir se torne um medicamento amplamente adotado para o tratamento de Covid-19 em todo o mundo.
O remdesivir recebeu autorização de uso emergencial pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos em maio. Um amplo estudo descobriu que o medicamento acelerou a recuperação em cerca de quatro dias em pacientes hospitalizados.
A análise comparativa incluiu 312 pacientes tratados em um grande ensaio clínico em estágio avançado, e um estudo separado na vida real com 818 pacientes com características e gravidade da doença semelhantes que receberam tratamento padrão no mesmo período de tempo.