Por que a caderneta de poupança é uma boa alternativa?
(Thinkstock)
A caderneta de poupança, ao longo de muitos anos, vem sendo alvo de grande preconceito por parte dos investidores, isso por ser um tipo de investimento que possui baixa rentabilidade. Contudo, posso hoje afirmar que essa modalidade é muito interessante para as pessoas que buscam um investimento de curto prazo.
Um dos pontos positivos da caderneta de poupança é a liquidez, sendo que é possível a recuperação do valor investido com grande rapidez. Além disso, não possui uma taxa de administração, é isenta de tributação de imposto de renda e imposto sobre operações financeiras (IOF) e possui garantia do Fundo Garantidor do Crédito (FGC) em até R$250.000,00.
Esses benefícios da poupança se justificam por ela ter sido idealizada, a princípio, para uma reserva monetária para as camadas mais pobres da população, que serviria de ajuda nos momentos mais difíceis, principalmente sendo uma garantia para a velhice. Com a proteção do poder público, a poupança foi considerada um investimento seguro e garantido.
Contudo, essas características da poupança também fazem com que a mesma seja ainda interessante para as demais classes, quando essa é direcionada aos sonhos de curto prazo.
Outro ponto bastante relevante em relação à poupança é que, em 2012, houve uma importante alteração no sistema de remuneração, com isso, para os depósitos realizados até 03 de maio de 2012, a caderneta oferece uma remuneração de 0,5% ao mês (dando 6,17% ao ano) mais a variação da Taxa Referencial (TR), usada para complementar os juros pagos pela poupança. Já, para depósitos realizados após essa data, a remuneração é de 70% da taxa Selic, caso ela seja igual ou inferior a 8,5% ao ano, mais a TR.
Mesmo com essa mudança, a caderneta de poupança continua interessante nos casos em que o objetivo do dinheiro é para menos de um ano. Para isso, sempre antes de aplicar, recomendo uma análise aprofundada, definindo claramente os objetivos e direcionando o dinheiro.
Lembrando que esta modalidade de investimento é uma das mais populares do país com risco muito baixo. Posso afirmar que ninguém perderá dinheiro, lembrando que também é grande a facilidade para ter esse investimento, bastando comparecer em uma agência bancário portando RG, CPF e comprovante de residência.
Lembrando que o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento, só recomendando escolher adequadamente o dia para retirada, pois pode-se perder rentabilidade. Isso porque a caderneta funciona no sistema de aniversário. Se você depositar o dinheiro todo dia 5 do mês, por exemplo, só obterá remuneração dos juros relativos ao mês se sacar no mês subsequente a partir do dia 5.
Enfim, quando me perguntam se a poupança é um bom investimento, sempre respondo que sim, desde que seja direcionado aos sonhos no período correto, ou seja, curto prazo. Contudo, a pessoa educada financeiramente deverá ter em mente que não se deve limitar a esse investimento, buscando outras linhas que se adequam aos sonhos de médios e longos prazos.
Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.
fonte: infomoney