PMI oficial do setor industrial da China tem ligeira alta em agosto, mas continua abaixo de 50,0
A leitura oficial do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da China para o setor industrial da China subiu de 49,3 em julho para 49,7 em agosto, enquanto o indicador não-industrial recuou de 51,5 para 51,0, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Departamento Nacional de Estatísticas. Foi o quinto mês seguido que o PMI industrial ficou abaixo da linha de 50,0, que separa a contração da expansão.
O PMI composto subiu ligeiramente, de 51,1 em julho para 51,3 em agosto.
Oferta Exclusiva
CDB 230% do CDI
Invista no CDB 230% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney
Dentro do indicador industrial, o subíndice de novas encomendas, no entanto, passou para território expansionista ao atingir 50,2 em agosto, acima dos 49,5 do mês anterior, enquanto o subíndice de novas encomendas de exportações permaneceu em 46,7 no mês, ligeiramente acima dos 46,3 em julho.
Robert Carnell, economista do banco de investimento ING, disse ao jornal South China Morning Post que as encomendas de exportação continua pressionadas, mas que os dados domésticos melhores pelo menos proporcionam algum encorajamento nas perspectivas de curto prazo.
Outro subíndice, de expectativas de negócios dos fabricantes, corrobora essa leitura, pois melhoraram, com o número subindo para 55,6 em agosto, ante 55,1 em julho.
Já a queda no PMI do setor não-industrial em agosto ocorreu após o índice ter moderado por quatro meses consecutivos com a desaceleração econômica geral. O subíndice da construção, que foi parcialmente afetado pela crise imobiliária atual, ficou em 53,8 no mês, ante 51,2 em julho.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE