Finanças

Perspectivas financeiras para 2016

Finanças

(Gwtty Images)

Sabemos que 2015 não foi um ano fácil; o país está passando por uma crise que não se via há tempos, com reflexos em todos os âmbitos da sociedade. A expectativa para 2016 é de instabilidade econômica e é por isso que é ainda mais importante que as pessoas se eduquem financeiramente, passando por esse período com o mínimo de tranquilidade.

Leia também:

Você, que está lendo agora este artigo, já está um passo a frente, por procurar se informar sobre esse tipo de assunto. Há diversos livros, palestras e cursos que abordam o tema – alguns online e até gratuitos, basta procurar. Sem dúvida alguma, quem estiver mais preparado é que vai conseguir ter mais saúde financeira, encontrando até mesmo oportunidades em situações que a maioria encontra dificuldades.

Sendo assim, quero aqui deixar algumas orientações sobre como começar um planejamento financeiro para 2016 e propor uma nova maneira de calcular o orçamento financeiro mensal.

Para começar, algo muito simples deve ser feito: listar os gastos fixos, que ocorrem todo ano, juntamente com o valor correspondente, como por exemplo, IPTU, IPVA, matrícula/material escolar, datas comemorativas, dentre outros. Isso é o básico, já que são despesas passíveis de serem previstas. E dessa forma, é possível poupar para pagar à vista e obter descontos que podem representar uma ótima economia.

Agora, sobre a novidade no cálculo do orçamento financeiro mensal, minha proposta é a seguinte: em vez de fazer Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuizo, faça Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Isso quer dizer que, a partir de agora, você vai estar priorizando o que realmente importa, os objetivos de vida, e não mais os gastos do dia a dia.

Com isso, o padrão de vida terá que ser revisto e readequado; talvez, algumas despesas normais de hoje não serão mais possíveis, o que dará uma falsa sensação de que a situação está pior, mas, em curto, médio e longo prazo, você verá que esses valores economizados se transformaram em sonhos realizados, o que vale muito mais a pena.

Com educação financeira, poderemos fazer de 2016 um ano muito melhor!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

fonte: infomoney