Perdeu as notícias dessa semana? 5 escolhas do editor para ficar atualizado
Publicidade
A pauta política movimentou o mercado nesta semana. Confira algumas das notícias que foram destaque nos últimos dias:
China vai atrás da soja americana após mudança fiscal no Brasil
A surpreendente mudança na MP das Compensações teve um impacto direto nas nossas exportações de soja. É que apesar de o Brasil ser o maior exportador mundial do grão, a China — o maior comprador de commodities do mundo — comprou pelo menos 208 mil toneladas de soja dos EUA desde que a mudança foi anunciada na última terça-feira (4), segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA. As vendas relâmpago foram as primeiras transações do tipo desde janeiro.
Leia a reportagem completa clicando aqui.
Continua depois da publicidade
Em um ano marcado por poucos feriados em dias úteis, os paulistas têm motivos para comemorar: o feriado de 9 de julho cai em uma terça-feira. Mas para quem trabalha com a Bolsa de Valores não haverá descanso, já que a B3 (B3SA3) funcionará normalmente.
Sem querer desanimar, mas já alertando: o próximo feriado nacional em dia útil acontece apenas em novembro.
Veja o calendário com os próximos feriados
Continua depois da publicidade
Margem equatorial: “Perdemos 10 anos”, lamenta presidente da Petrobras
Na última quarta-feira, a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, criticou a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em autorizar a exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, área do litoral brasileiro apontada como o novo “pré-sal”, por causa do potencial de produção de petróleo. “A gente já perdeu dez anos”, afirmou. A questão é que a margem equatorial abrange uma área que vai da costa do Rio Grande do Norte à do Amapá e a exploração na região, que inclui a foz do Rio Amazonas, é criticada por ambientalistas, preocupados com possíveis danos ambientais.
Continua depois da publicidade
STF decide que saldo do FGTS será corrigido pela inflação oficial
E também na última quarta-feira (dia movimentado!), os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que a remuneração do saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão corrigidos, a partir de agora, pela inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Entenda mais sobre os impactos dessa decisão
Desvincular aposentadoria do salário-mínimo: entenda proposta do TCU
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, participou de um evento na semana passada e sugeriu a desvinculação dos benefícios previdenciários do aumento do salário-mínimo. “Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) têm olhado para o fiscal. Espero que os demais atores também passem a seguir essa linha”, afirmou.
Continua depois da publicidade