Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 7,4% na semana; taxa de juros cai para 6,18%
Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos avançaram 7,4% na semana encerrada em 3 de fevereiro em relação à semana anterior, de acordo com dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira (8) pela Mortgage Bankers Association (MBA). Sem ajustes, o indicador da associação aumentou 8% na mesma comparação. A taxa fixa de juros de hipotecas e 30 anos caiu para 6,18%, no quinto declínio semanal consecutivo.
O índice de refinanciamento aumentou 18% em relação à semana anterior, mas ainda está abaixo 75% do verificado na mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 3% na semana. O indicador não-ajustado, por sua vez, subiu 4% em comparação com a semana anterior e está 37% menor do que na mesma semana do ano anterior.
Joel Kan, vice-presidente e vice-economista chefe da MBA destacou em nota que a taxa fixa de 30 anos está quase um ponto porcentual abaixo do pico de 7,16%, em outubro de 2022.
“Tanto os pedidos de compra quanto os de refinanciamento aumentaram na semana passada e mostraram ganhos em três das últimas quatro semanas por causa das taxas mais baixas. As aplicações gerais permaneceram 58% menores do que no ano anterior”, afirmou. Segundo ele, embora ainda altas, as taxas desta semana são um passo na direção certa.
“A atividade de compra que foi suspensa no ano passado devido ao rápido aumento das taxas está gradualmente voltando à medida que as taxas diminuem e a demanda por moradias permanece forte, impulsionada por dados demográficos favoráveis e pela força contínua no mercado de trabalho”, disse.