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Pedágios nas rodovias de SP não sofrerão reajuste em 2022; veja preços dos serviços

As praças de pedágios do estado de São Paulo não sofrerão reajustes neste ano, informou a Secretaria de Logística e Transportes do governo de Rodrigo Garcia.

Os novos preços seriam colocados em prática nesta sexta-feira (1º). A correção contemplaria o indexador do contrato de concessão de cada via entre 10,72%, referente ao IGPM, e 11,73%, do IPCA.

Garcia, no entanto, diz que barrou o reajuste dos serviços de pedágio devido ao atual cenário econômico do país, que enfrenta uma “alta desenfreada dos preços”, sobretudo, de combustíveis.

O reajuste nas tarifas costuma ser anual e está previsto em contrato com as 18 concessionárias pertencentes ao Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Deste grupo, 17 teriam os valores das tarifas atualizados neste dia 1º de julho (sexta-feira) e uma outra (Entrevias) no dia 6 de julho.

Confira as rodovias contempladas pela medida anunciada nesta quinta (30): 

Rodovia Valor atual (e que permanece assim neste ano) Quanto seria com reajuste
Anhanguera (SP-330 – praça de Perus R$ 10,60 R$ 11,80
Anhanguera (SP-330 – praça de Valinhos) R$ 10,50 R$ 11,70
Bandeirantes (SP-348 – praça Caieiras) R$ 10,60 R$ 10,80
Bandeirantes (SP-348- praça Sumaré) R$ 9,30 R$ 10,40
Anchieta (SP-150 – praça Riacho Grande) R$ 30,20 R$ 33,80
Imigrantes (SP-160 – praça Piratininga) R$ 30,20 R$ 33,80
Castello Branco (SP-280 – praça Osasco) R$ 4,90 R$ 5,40
Castello Branco (SP-280 – praça Barueri) R$ 4,90 R$ 5,40
Ayrton Senna (SP-070 – Itaquaquecetuba) R$ 4,20 R$ 4,70
Ayrton Senna (SP-070 – S.José dos Campos) R$ 4,00 R$ 4,40
Rodoanel Oeste (todas as praças) R$ 2,50 R$ 2,80
Rodoanel Sul (todas as praças) R$ 3,90 R$ 4,30
Rodoanel Leste (todas as praças) R$ 2,90 R$ 3,30
Rodovia dos Tamoios (SP-099 praça Jambeiro) R$ 4,40 R$ 4,90
Rodovia dos Tamoios (SP-099 praça Paraibuna) R$ 8,50 R$ 9,40

O estado de São Paulo também vem testando o chamado sistema free flow de pedágio. O modelo está em fase inicial na rodovia Ayrton Senna (SP-070) desde abril.

Nesta modalidade, não há as barreiras físicas de pedágio, e o pagamento é proporcional — o motorista só paga pelo trecho percorrido na rodovia. A promessa é, no futuro, que os preços dos pedágios também reduzam com este sistema.

Como ficam as concessionárias

Para o consumidor é uma boa notícia diante da alta dos preços, mas para as concessionárias, a medida traz preocupação, afinal, o não reajuste significará menos arrecadação.

A SLT e a Artesp ficaram responsáveis de criar uma nova política estadual para as rodovias concessionadas paulistas para buscar soluções.

“A ideia é, por um lado, não prejudicar a população e os setores que dependem do transporte pelas rodovias, e, por outro, não inviabilizar os contratos assinados com as concessionárias”, diz a nota da SLT.

João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes, ressalta que o governo vai manter o compromisso firmado com as empresas. “O Governo de SP não descumpre contrato e vai dialogar com todos os setores envolvidos”, disse por nota.

Para desenvolver o projeto, a SLT criou uma câmara temática que envolve Artesp, Procuradoria Geral do Estado, secretarias de Governo e da Fazenda, além da ABCR (associação nacional das concessionárias).

O objetivo grupo é discutir formas de compensação com as concessionárias e, assim, evitar a quebra de contratos. O SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) e a FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de São Paulo) também participam da iniciativa.

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