O que é uma venda digitada? É seguro?
Todos os empreendedores querem realizar suas vendas e não perder dinheiro. Bom, a venda digitada é uma opção para quem precisa receber no cartão de crédito, mas não possui uma maquininha de cartão apta a passar o leitor no momento. Assim, o vendedor não perde sua negociação. Esta opção surgiu depois da venda online, que é bem semelhante. No caso da venda digitada, você precisa, manualmente, inserir todos os dados do cartão.
Na venda digitada, não há o terminal de vendas, ou seja, a máquina. Desta forma, o vendedor precisa digitar todos os dados do cartão pelo celular, o que gera muita desconfiança. Todos nós sabemos e ouvimos sempre conselhos sobre como utilizar nosso cartão, e geralmente, estes conselhos sempre termos cuidados ao digitarmos nossos dados online. Com o cartão e a máquina, a transação é rápida, segura e conhecida, mas e se tivermos que realiza-la da outra forma? É seguro?
Neste post iremos tirar todas as dúvidas acerca da venda digitada, sobre sua confiabilidade, praticidade e como funciona. Confira tudo abaixo:
Venda digitada: o que é e como funciona?
Primeiro, o que devemos esclarecer é que a venda digitada é como todas as vendas comuns. O processo de realização é que é diferente. Nas nossas vendas comuns, precisamos inserir o cartão no terminal e a transferência será feita de forma rápida. Os dados são conferidos e repassados de forma imediata, e assim, a efetivação da venda dura apenas segundos.
Na modalidade de venda digitada, iremos inserir os dados do cliente na máquina como o nome sugere, digitando. Precisaremos inserir o número do cartão, a validade, código de segurança e o nome do titular. O processo é bem simples, porém, demora um pouco mais comparado com a venda regular.
Neste caso, não teremos o terminal de vendas propriamente dito. Entretanto, as prestadoras deste serviço disponibilizam um aplicativo para que possamos realizar nosso trâmite sem problemas e de forma segura. Então, é preciso acessar este aplicativo pelo seu smartphone ou tablet. No menu principal você deve ter a escolha de selecionar um produto previamente cadastrado ou inserir um valor. Assim, você irá selecionar o que deseja e partirá para inserir os dados do cartão do cliente.
É importante ressaltar que muitas pessoas irão preferir inserir seus próprios dados no aplicativo, ou então, é melhor que você ofereça esta opção. Isso gera maior confiabilidade e diminui a ocorrência de erros. Deve-se inserir o número do cartão, código CVV, mês e ano de validade e apertar o botão OK.
Em seguida, escolha a opção de venda: parcelada ou a vista. Siga as instruções para concluir sua transação. Todos os aplicativos pedem a assinatura do cliente na tela do smartphone ou tablet. Faça o envio do comprovante de venda por SMS ou email.
Ao fazer uma venda digitada, é importante tomarmos alguns cuidados para que não aconteça erros ou roubo de dados. Sempre realize suas vendas em um aplicativo de segurança, que seja derivado de uma empresa conhecida, como o App PagSeguro Vendas, disponível na App Store e Google Play, pois comum que existam aplicativos que tem o objetivo de roubar os dados do usuário.
Este aplicativo citado permite que o usuário cadastre seus produtos e realize vendas de forma segura. Pelo app você consegue também adicionar descontos para seus clientes, escolhe qual será o meio de pagamento e envia seu comprovante. As vendas digitadas aceitam 8 bandeiras, incluindo Visa e Mastercard. Você também recebe relatórios sobre como melhorar suas vendas, quais produtos estão sendo mais vendidos, dentre outras informações. Além disso, a cada venda, seu estoque é atualizado automaticamente e você recebe o valor em até 30 dias, por motivos de segurança. Para conhecer esta ferramenta, clique aqui.
Ademais, nunca insira os dados dizendo seus números em voz alta, afim de dita-los para outra pessoa. Faça sempre em um local seguro, onde tenha certeza de que não há nenhum indivíduo olhando. Se possível, esconda a tela do celular com seu próprio cartão.
Caso todos estes passos forem seguidos, a venda digitada é efetiva e muito segura. Irá funcionar assim como uma venda online, em sites. Todos os dias, utilizamos a venda digitada diversas vezes, por meio de aplicativos de comida, como IFood e Rappi. A única diferença da venda digitada em um estabelecimento é o sentimento de falta da máquina de cartão, meio mais comum e utilizado pelos comércios. Isso não torna este modo de venda mais inseguro, apenas diferente do que estamos acostumados.
É importante ressaltar que existe a possibilidade de insegurança, hoje em dia, em caixas eletrônicos, máquinas de cartão e etc. Hoje em dia, todo cuidado é necessário para que não sejamos vítimas de golpes. Existem situações em que são instalados dispositivos de clonagem nos caixas rápidos, credenciados pelos bancos. Por isso, atente-se a medidas de seguranças, sempre priorizando resguardar seus dados e inserir seu cartão em terminais de autoatendimento preferencialmente dentro dos bancos.
Gostou do post? Tem ainda alguma dúvida? Comente aqui para que possamos retira-las.
[/caption]
fonte: contaembanco