O que é a Distribuição de Resultados do FGTS? Como receber?
O FGTS é bem conhecido por todos os trabalhadores. Trata-se de um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço a que todo trabalhador da iniciativa privada tem direito e foi criado par que o trabalhador tenha uma proteção financeira em caso de demissão sem justa causa.
Esta é uma das obrigações legais da empresa que, todo mês, além do salário pago ao trabalhador pelos serviços prestados, também recolhe 8% o ordenado para o fundo. Seu saldo do FGTS é, então, o total desses depósitos acrescidos de juros.
O FGTS só é sacado quando o trabalhador é demitido, se aposenta, a empresa fecha ou em situações especiais como aquisição da casa própria e de necessidades especiais relacionadas à saúde e doenças terminais. Porém, algumas medidas tomadas pelo governo recentemente, visando a melhora da economia, permitiram que o FGTS fosse sacado em contas inativas e também a Distribuição de Resultados, ou lucros.
Distribuição de Rendimentos do FGTS – Lei 13.446/17
Com base na Lei 13.446 de 2017, o Fundo de Garantia irá distribuir ao trabalhador metade do rendimento do fundo obtido no ano passado (2017), de acordo com o saldo em 31/12/2017.
Quem tinha saldo no FGTS no último dia do ano de 2017 terá, então, direito a um crédito de 1,72% sobre o saldo existente. O valor estará disponível na Caixa seguindo as mesmas regras do FGTS para saque e o primeiro passo para saber se você tem direito a receber valores sobre os rendimentos do FGTS, é fazendo uma consulta no site da Caixa.
Como consultar se tenho dinheiro a sacar?
A Caixa Econômica Federal disponibiliza um site exclusivo para consulta destes rendimentos. Acesse www.resultadosfgts.caixa.gov.br para acessar.
Você precisa de uma senha para o FGTS, caso não tenha uma, é fácil cadastrar. Escolha a opção “Cadastrar ou Esqueceu a Senha” e depois em “Cadastrar Senha”. Você pode fazer pelo aplicativo do FGTS ou usando seu NIS (no Cartão do Cidadão, na carteira de trabalho ou no próprio extrato do FGTS) e Título de Eleitor em mãos.
Além de saber se você tem direito a receber dinheiro da distribuição de lucros, através dessa página, também é possível cadastrar seu celular para receber notificações sobre o FGTS via mensagem.
Como efetuar o saque
Recentemente, tem circulado uma mensagem no whatsapp sobre a Distribuição de Renda do FGTS. Embora pareça suspeita, ela tem fundo de verdade mas com algumas imprecisões.
Quem trabalhou o ano passado (2017) com a carteira assinada dar uma olhada no saldo da Caixa Econômica, hoje dia 10/09 caiu valor referente a Distribuição de Renda referente a 2017. Você pode sacar direto boca do caixa. A mãe do amigo aqui do trabalho trabalha na caixa e falou que o governo está disponibilizando o saque de DISTRIBUIÇÃO DE RESULTADO.
É só ligar para 08007260207 na opção 1 e 2
E põe seu CPF, mês e ano que nasceu.
Esse saque só será realizado na boca do caixa.
A primeira imprecisão é que não se trata de Distribuição de Renda, mas Distribuição de Resultados e também não basta ter trabalhado em 2017, é preciso que sua conta de FGTS cumpra os critérios para saque.
De qualquer forma, ao ligar para o Atendimento ao Cidadão Caixa pelo número 0800 726 0207, poderá usar a opção 1, sobre Distribuição de Rendimentos e 2, para consultar seu saldo pelo CPF ou NIS. Por este telefone, terá todas as informações necessárias caso tenha crédito a ser resgatado.
Para efetuar o saque, as regras são as mesmas que o FGTS. Você precisa de ter o direito de saque e a documentação correta.
Valores iguais ou menores que R$ 1.500,00 podem ser efetuados em Lotéricas ou Caixa Aqui. Nas outras situações, somente é possível sacar em uma agência.
[/caption] fonte: contaembanco