Finanças

MBA – Um investimento que deve ser entendido e potencializado

novos talentos

(Thinkstock)

Quando se fala em especialização, um assunto que está muito em alta já há um tempo é o MBA, sigla em inglês para Master Business Administration. Muitas pessoas se interessam em fazer um curso desse tipo, até fora do Brasil, investindo em suas carreiras. Mas será que ele dará mesmo o retorno esperado?

Leia também:

A situação não está fácil em nosso país; com uma economia frágil e um cenário geral desestabilizado, a confiança da população para arriscar e investir está baixa, embora seja essencial nesse momento. Por isso, essa decisão deve ser feita com consciência, buscando o máximo de informação possível e ciência da situação financeira.

Para começar, como o próprio nome já sugere, a modalidade é indicada para quem atua – ou pretende atuar – nas área de administração e negócios, como finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, etc. Além disso, é muito importante que já se tenha um conhecimento prévio sobre a área do curso, para que se consiga acompanhar as aulas e absorver o máximo de conteúdo, para então colocar em prática.

Se seu interesse não tem nada a ver com esse âmbito ou queira caminhar para um rumo diferente da sua formação, talvez o MBA não seja a melhor opção, pois vai acabar sendo um investimento alto e sem eficácia, apenas servirá como conhecimento geral e cultural, o que é ótimo, mas não cumpre o objetivo de aperfeiçoar as habilidades profissionais e crescer na carreira, galgando maiores retornos financeiros.

Se sabe disso tudo e o plano se encaixa no que você precisa, o MBA é sim um bom investimento, ainda mais por proporcionar algo muito importante: networking. Diversas pessoas da mesma área estarão reunidas em um mesmo local, o que por si só já é uma rede de contatos que pode gerar novas oportunidades de parcerias e negócios.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

fonte: infomoney