Isenção de ICMS | A Alteração do Convênio me Prejudica?
SE Você comprou o seu Carro e na Nota Fiscal consta o tempo de 2 anos, a alteração do Convênio do ICMS pode prejudicar na hora de transferir?
Um caso relatado por muitos seguidores da Despnet nas Redes Sociais sem dúvidas é a respeito da alteração do convênio do ICMS e se essa mudança pode ou não prejudicar aqueles que já compraram seu carro com isenção, mas em sua nota fiscal ainda consta o período antigo de dois anos de restrição.
Este tema foi sugerido por conta de uma pergunta muito pertinente de um dos seguidores da Despnet em nosso canal do Youtube. O questionamento feito pelo Carlos Alberto foi o seguinte: “Boa noite, sou de Recife e comprei um Creta em Novembro. Chegou a nota fiscal, saiu com dois anos de ICMS e IPI. Posso mesmo trocar o carro com dois anos de uso?”
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
A resposta é sim, Carlos! Você pode muito bem trocar o seu veículo no tempo de restrição que consta na nota fiscal, mais precisamente dois anos. Dizemos isso porque, supondo que houve realmente a edição da lei no seu Estado e o convênio foi alterado oficialmente para sua região, se você apresentar a sua nota fiscal na Secretaria da Fazenda e estiver constando veículo intransferível com validade de dois anos, mas com processo finalizado, você não terá nenhum tipo de problema.
Desta forma, o tempo que consta no DETRAN é de dois anos e após esse período será possível vender o seu veículo tranquilamente, independente da implantação oficial do convênio do ICMS ou não.
Vale lembrar que atualmente muitos Estados ainda não mudaram a legislação de acordo com o convênio e que mesmo que na nota fiscal esteja com o tempo de restrição de quatro anos, as pessoas podem pedir uma carta de correção para o fabricante do veículo e ter alteração da restrição aprovada.
Até então não foram registrados nenhum tipo de problema em relação à alteração do convênio prejudicando aqueles que já possuem a nota fiscal de dois anos, até porque seria uma completa injustiça com estas pessoas, já que os mesmos não têm nada a ver com essa situação e compraram seu veículo antes da alteração.
Caso um dia o Estado tente cobrar ou prejudicar as pessoas que estão com o tempo de restrição com validade de dois anos, judicialmente ele seria facilmente derrubado por conta da falta de cabimento desse pedido.
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
O post Isenção de ICMS | A Alteração do Convênio me Prejudica? apareceu primeiro em Despnet.