IR 2023: motorista de app pode parcelar valores do carnê-leão? Veja regras
Dúvida de leitor: Sou motorista de aplicativos em SP. Não fiz o carnê-leão até o momento, mas verifiquei que passei o teto do valor de isenção do imposto. Assim, vou ter que pagar um valor alto do imposto, mas não consigo fazer isso de uma vez só. Quero saber: é possível parcelar os valores do carnê-leão?
Resposta de Marcia Ruiz Alcazar e Adriana Ruiz Alcazar*
“A regra vale para todos os contribuintes, não importando a profissão: não é possível parcelar o IR devido mensalmente a título de carnê-leão.
Ebook Gratuito
Como declarar investimentos no Imposto de Renda
Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento
Entretanto, é possível solicitar o parcelamento simplificado do montante total do imposto devido nessa modalidade no ano-calendário de 2022.
Para tanto, apure os valores devidos mensalmente no carnê-leão, mediante a utilização do aplicativo ‘Carnê-Leão Web’, disponível no site da Receita Federal, e, posteriormente, solicite o parcelamento do montante total devido em 2022, no Portal do E-Cac, na opção ‘Pagamentos e Parcelamentos > Parcelamento – Solicitar e Acompanhar’.
O total dos débitos pode ser parcelado em até 60 prestações mensais, desde que nenhuma parcela seja inferior a R$ 100.”
*Marcia Ruiz Alcazar é sócia-diretora da Seteco. Contadora com MBA em Gestão Executiva Internacional pela FIA/USP, atua no segmento há 30 anos. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), na gestão 2018-2019. Na Seteco é responsável pelo relacionamento com clientes e desenvolvimento de novos projetos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Adriana Ruiz Alcazar é sócia-diretora da Seteco. Contadora com especialização na área Tributária/Fiscal e mais de 30 anos de experiência. Na Seteco responde pela área operacional e de relacionamento com clientes para os segmentos tributário, fiscal, trabalhista e contábil.