Pay-out

Pay-out é a taxa de distribuição do lucro da empresa para os acionistas na forma de dividendos ou juros sobre o capital próprio. De acordo com a legislação em vigor, exige-se que seja distribuído, no mínimo, 25% do lucro líquido, após algumas deduções legais. Por meio do Pay-out é possível ter uma idéia de quão bem os lucros da companhia suportam os pagamentos de dividendos. Empresas mais maduras tendem a ter um Pay-out maior, enquanto que empresas em crescimento provavelmente irão reter mais lucros para investir na própria instituição, pagando assim dividendos menores ou nenhum dividendo.

O cálculo do Pay-out pode ser ilustrado com o seguinte exemplo: se uma empresa pagou $1 por ação em dividendos anuais e teve $5 de lucro por ação, então o Pay-out nesse caso foi de 20% (que é igual a $1 / $5). A questão passa a ser se 20% é uma taxa considerada boa ou ruim para a empresa em análise. Conforme foi citado anteriormente, empresas em crescimento tendem a pagar menores dividendos, enquanto que os maiores dividendos costumam ser pagos por empresas de indústrias maduras, nas quais há pouco espaço para crescimento, daí a percepção de que um bom uso para o lucro obtido passa a ser a distribuição aos acionistas. Lembremos que o Pay-out, por si só, diz pouco ao investidor, pois ele deve sempre ser analisado à luz de um contexto.

Em resumo, Pay-out = Dividendo pago por Ação(%) / Lucro por Ação

Exemplo: Suponhamos que a empresa ABC, cuja ação está sendo negociada a $50, efetua uma distribuição de dividendos no valor de $1 por ação. O lucro por ação da companhia é $3. Nesse caso, temos o seguinte, para a empresa ABC:

Pay-out = Dividendo pago por Ação / Lucro por Ação = $ 1 / $ 3 = 0,33 = 33%