Estruturando as finanças da família durante as férias
(ThinkStock)
Férias é momento de descanso e lazer. Para muita gente, esse período também é sinônimo de tempo para fazer as coisas que não se consegue fazer quando se está trabalhando. Não importa como você utilize o tempo vago, o que importa é fazer dele algo útil não só para o presente, mas também para o futuro. Sendo assim, que tal aproveitar e cuidar melhor das finanças da família?
Digo que esse é um bom momento, porque ele é constantemente associado a muitos gastos, que, por vezes, podem ser o motivo de um verdadeiro desequilíbrio financeiro. Nada melhor então do que praticar exatamente o contrário; em vez de despesas e mais despesas, planejamento e mais planejamento, para que os gastos, a partir de agora, sejam feitos com mais consciência e pé no chão. Até porque a crise está aí e não perdoa ninguém.
Vamos então às orientações que poderão auxiliar nesse processo de educação financeira e mudança de comportamento.
O primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação financeira. Saber exatamente quais são os ganhos mensais e para onde está indo cada centavo do dinheiro. Uma dica é separar as despesas por categorias; assim, é possível analisar com o que está sendo gasto e diminuir ou cortar os supérfluos e excessos. Terá uma visão micro e macro das finanças, podendo, a partir daí, fazer planejamentos.
A próxima etapa é estabelecer objetivos/metas com clareza e o máximo de informação possível. Liste, pelo menos, três sonhos: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos), sabendo quanto custam e quanto poderá poupar mensalmente para cada um. Uma ideia legal é direcionar aqueles valores que conseguiu cortar dos gastos do dia a dia para essa finalidade.
Isso é saber priorizar. O que realmente importa pra vida, satisfações pequenas e pontuais, por meio de compras impulsivas – e até compulsivas –, ou realização de sonhos? E isso nos leva ao terceiro passo: orçar. A maioria das pessoas aprendeu a fazer o orçamento financeiro da maneira errada, realizando a conta Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. O grande segredo é fazer Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos.
Dessa maneira, os objetivos serão prioridade e o padrão de vida será reestabelecido, evitando se endividar inconscientemente e se tornar inadimplente, como vemos muito por aí. Percebem que é um processo bem estabelecido, que conta com planejamento e funciona de verdade, se tiver foco e disciplina? E mais: só depende de cada um.
Para finalizar, tenho uma indicação: no próximo dia 6 de julho, haverá palestra gratuita sobre “Como curtir as férias gastando pouco”, com Cintia Senna, que explicará como curtir as férias gastando pouco. Pode ser um ótimo jeito de começar a entrar nesse mundo da educação financeira e começar a mudar de vida!
Serviço
Evento: Palestra gratuita “Como curtir as férias gastando pouco”, com Cintia Senna
Data: 6 de julho, quarta-feira
Horário: Das 19h30 às 20h30
Local: Auditório DSOP
Endereço: Avenida Paulista, 726 – 13º andar, 1305 – Bela Vista / SP
Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.
fonte: infomoney