Dinheiro x Cartão: quais os benefícios de cada um
(Simon Dawson)
Hoje quero falar um pouco sobre ferramentas de compra, mas não sobre as mais modernas que surgem no mercado, e sim sobre a mais simples: dinheiro e cartão. Há outras maneiras, que, por vezes, podem até ser mais fáceis e rápidas, no entanto, nenhuma outra é tão popular e tem uma taxa de aceitação tão alta em estabelecimentos.
Dinheiro
Quem nunca ganhou um desconto interessante quando disse que ia pagar em dinheiro? Isso acontece porque, além de o comércio estar ganhando no exato momento em que a venda é feita (não precisa esperar a operadora do cartão repassar os valores), também não está pagando taxa sobre a operação. E é por isso que é a ferramenta de compra que possibilita o maior poder de negociação.
Outra vantagem é evitar ficar em apuros quando outra ferramenta de pagamento não funcionar, seja cartão de crédito, de débito, de transporte ou de alimentação. Nossos pais sempre diziam para andarmos com “pelo menos 10 reais na carteira”; isso é ser prevenido para ter mais segurança, e vale a pena.
Quem usa dinheiro também consegue ter um controle maior das finanças, principalmente àqueles que não têm o costume de ter tudo organizado e anotado. As notas de papel nós vemos saindo de nossas carteiras e passando pelas nossas mãos, o que nos faz ter uma visão e domínio melhores e imediatos de nosso orçamento.
Cartão
Ele é taxado por diversas pessoas – e até especialistas – como um dos maiores vilãos das finanças. É claro que pode mesmo trazer problemas sérios, como eu disse acima, no entanto, para quem utiliza com educação financeira, essa ferramenta possui diversos benefícios.
Com consciência, os consumidores podem usar o cartão para parcelar suas compras de maior valor. Sempre digo que as dívidas não são o problema, e sim o endividamento inconsciente, ou seja, aquele que é feito por impulso, com coisas supérfluas e que, muitas vezes, nem sabemos com o que. Além disso, podem planejar melhor as compras de acordo com a data de vencimento, ganhando uns dias a mais para pagar. Outro ponto bom de utilizar essa ferramenta é acumular pontos em cada compra realizada, podendo trocar por milhas para viajar ou por produtos e serviços.
Enfim, ambas as formas de pagamento possuem suas vantagens, basta analisar bem a situação para ver qual melhor se encaixa naquele momento. O importante é se questionar quanto ao motivo da compra, para saber se está sendo movido por necessidade ou por puro consumismo. Independente se vai utilizar dinheiro ou cartão, agir com educação financeira é sempre a melhor opção.
Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.
fonte: infomoney