Finanças

Dia das Mães e um presente diferente: educação financeira

presente - compras - casal

(Shutterstock)

Todo ano, os filhos ficam tentando descobrir qual o melhor presente para dar no Dia das Mães. Eletrônicos, maquiagem e roupas estão entre os itens mais comprados. Mas, hoje, chamo vocês para refletirem sobre uma questão: e se, ao invés de apenas se preocupar comprar um presente pontual, que tal oferecer a sua mãe a oportunidade de se educar financeiramente para realizar muito mais sonhos ao longo da vida?

Leia também:

As mães cuidam dos filhos dessa maneira, pensando em longo prazo, está na hora nada mais justo que os filhos também ajam assim. É claro que é gratificante poder dar algo que ela sempre quis, como uma TV melhor, uma reforma na casa, etc., mas quero dizer que, além disso, podemos – e devemos – entender que estaremos fazendo muito mais por elas, se nos preocuparmos com os objetivos dela, participando ativamente dessas realizações.

Há livros, cursos e palestras, alguns até online e gratuitos, sobre educação financeira, basta pesquisar. Educar-se nesse tema auxilia não apenas a ter controle da vida financeira, mas a mudar o comportamento em relação a diversos assuntos, tornando-se uma pessoa mais consciente e sustentável. Com o período de economia instável, aumento de taxas e impostos e população aposentada cada vez com menos condições de se sustentarem, a educação financeira não é uma moda, mas sim uma necessidade.

Mais de 1500 escolas já compreenderam essa exigência do mundo atual e adotaram um programa de educação financeira, transmitindo esse conhecimento para alunos desde o Ensino Infantil, a partir dos três anos, até o Ensino Médio. Isso mostra que o assunto é uma tendência, portanto, por que não fazer desse Dia das Mães uma data para ficar marcada para todos da família, promovendo uma mudança de comportamento, trocando o consumismo por mais realizações de vida?

Feliz Dia das Mães!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

fonte: infomoney