Finanças

Como iniciar o ano no azul?

Dívidas

(Shutterstock)

O desejo de iniciar o ano no azul é comum entre muitos brasileiros. Por isso farei um webinar gratuito em 16 de novembro às 19h30, inscreva-se aqui: https://goo.gl/8d3dfx

Leia também:

Nos meses de novembro e dezembro é importante se preparar para os gastos do fim e do início do próximo. Certos fatos se repetem, como a euforia das comemorações, o desejo de presentear parentes e amigos e o sonho de viajar, que podem ser comprometidos quando falta planejamento financeiro.

É preciso considerar também as despesas que chegam junto com o ano novo, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outras.

Há também as férias, em que as pessoas também querem descansar e curtir a vida, passear e viajar. E até nisso o planejamento é necessário, senão o que era para ser um período de diversão e descontração acaba se tornando um pesadelo financeiro.

Afinal, não adianta fazer o que não pode com o dinheiro que não tem, pois a alegria será momentânea e as dívidas se arrastarão por meses. Dependendo do tamanho das parcelas, elas poderão até mesmo levar à inadimplência. Por isso é preciso – e possível – aproveitar dentro do que o orçamento permite.

Você saberá como encerrar este ano longe de problemas financeiros e passar as festas de fim de ano sem se endividar. Também estará preparado para encarar as contas do começo do ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outras. Tudo para alcançar sua sustentabilidade financeira e ter mais qualidade de vida.

Estamos na época do ano ideal para fazer uma “faxina financeira” no orçamento, para diagnosticar a atual situação das suas contas e decidir o que fazer no próximo ano. No webinar gratuito Como iniciar o ano no azul? darei diversas orientações sobre pontos que devem ser levados em conta nesse período.

Desejo profundamente que você melhore o seu comportamento em relação às finanças, para que realize seus sonhos constantemente. Saiba que, muitas vezes, o pensamento um pouco mais à frente trará a tranquilidade para seguir os melhores rumos e obter as melhores conquistas.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.