Notícias

Como controlar os gastos de diferentes cartões em um único app?

Gastos

Quando você vai pagar uma conta, um produto ou serviço e pretende utilizar seu cartão, já espera a famosa pergunta do atendente: “ É crédito ou débito?”.

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que essas duas formas de pagamento estão entre as mais utilizadas pelo brasileiro.

Mas qual delas é melhor e como controlar os gastos em ambos?

Baixe o IM+ gratuitamente!

Vamos entender as características e como podem ser utilizados da melhor forma possível.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo, sujeito a análise de crédito e concessão, dentro de um limite concedido pelos bancos e contas digitais.

O cliente que realiza uma compra no crédito tem a opção de parcelamento e se compromete a devolver a quantia (ou seja, efetuar o pagamento) no dia de vencimento da fatura. Dessa forma, há um prazo entre o dia de compra e o dia de pagamento.

Na prática, esse é o cartão ideal para comprar aquele item mais caro. Afinal, dá para pagar pouco a pouco a cada mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, para usar essa modalidade, é importante saber controlar os gastos para garantir que no mês seguinte você consiga pagar todas as compras.  Do contrário, você terá problemas com juros nas próximas faturas.

Para te ajudar neste processo, o aplicativo IM+ conecta suas contas de instituições financeiras, e de forma automática, organiza suas despesas em diferentes categorias.

Cartão de débito

O cartão de débito está diretamente ligado a uma conta corrente em um banco. O pagamento é realizado e descontado na hora, de acordo com o saldo disponível na conta do portador.

Para ficar mais fácil de entender, pense no cartão de débito como um dinheiro de plástico. Ou seja, você paga uma compra à vista, como faria se tivesse o dinheiro em mãos.

Em termos de segurança, o cartão é vantajoso porque permite o bloqueio em caso de perda ou roubo, diferente das cédulas.

Além disso, o cartão de débito oferece mais controle sobre os gastos, uma vez que é possível acompanhar tudo por extrato ou aplicativo.

Ok, mas qual é o melhor para utilizar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo depende do seu planejamento financeiro. Se você tem controle sobre o que gasta e consegue pagar o cartão de crédito no vencimento, essa modalidade pode ser mais vantajosa, pois muitos oferecem alguma forma de recompensa como programa de pontuação ou cashback. Além de proporcionar a possibilidade de parcelar compras de valores mais altos.

Já o cartão de débito pode oferecer vantagens na hora de negociar um valor mais barato para pagamento à vista, uma vez que o pagamento no crédito geralmente possui uma taxa (custo) mais alta para o estabelecimento.

Como administrar suas finanças?

Agora que você aprendeu mais sobre as diferenças entre crédito e débito, lembramos que acompanhar seus gastos, investimentos e conteúdos sobre o mercado é muito importante para tomar melhores decisões financeiras, mas não é uma tarefa fácil.

Entrar no site de cada banco e corretora para buscar as informações diariamente, planilhar, classificar os ativos, dá muito trabalho e toma muito tempo. Momentos que poderiam ser utilizados para se informar melhor sobre as principais notícias que movimentam o mercado.

Visando solucionar este problema, o IM+ consolida e organiza suas finanças e investimentos, de forma automática, e ainda disponibiliza conteúdos relevantes em um único lugar!

Você consegue acompanhar suas despesas por diferentes categorias, gráficos de rentabilidade da carteira, evolução patrimonial, analisar fundamentos dos ativos, receber notificações de proventos, disponibilidade de liquidez, entre diversas outras funcionalidades que ajudam o investidor a tomar melhores decisões.

Decisões inteligentes para o seu dinheiro! Baixe agora o app IM+

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte