Como Abrir uma Poupança para Menor de Idade na Caixa?
A poupança é uma forma muito segura e simples de se guardar dinheiro, seja para você ou para algum dependente resgatar no futuro. Muitos pais, quando os filhos nascem, já pretendem a começar a depositar dinheiro em uma conta poupança específica para seu filho, seja para que ele pague a faculdade ou até mesmo compre um carro. Os motivos variam, mas sempre paira a dúvida: Como abrir uma poupança para um menor de idade?
A Caixa é um banco muito procurado para a abertura de poupança, devido ao serviço já possuir mais de 150 anos de experiência. A remuneração é de 0,5% ao mês quando Selic estiver acima de 8,5% e 70% da Selic quando estiver abaixo, como você pode consultar no site da Caixa clicando aqui. Para que a conta seja aberta para um menor de idade, é exigido CPF e RG, em situação regular. Saiba mais sobre o cartão, quem pode movimentar a conta, quais os canais utilizados, dentre outros assuntos, lendo mais abaixo.
Como abrir a conta?
O Cadastro de Pessoa Física é exigido para diversos fins, como contratação de plano de saúde, inclusão de pessoa na declaração de Imposto de Renda, etc. Entre estes fins, está a abertura de conta. Ou seja, quem deseja abrir uma conta, seja corrente, salário, poupança ou outra, deve possuir um CPF em situação regular.
Isso vale tanto para recém-nascidos quanto menores de 16 anos. Para fazer o CPF é necessário ir até uma agência dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil. Somente quem possui Título de Eleitor, ou seja, tem acima de 16 anos, pode requerer o registro online. Para saber mais sobre como solicitar o CPF para menor de Idade, clique aqui.
A conta poupança da Caixa se destina para pessoa física, brasileiro ou estrangeiro, que more no Brasil, analfabetos ou deficientes visuais. Caso a pessoa se encaixe neste dois últimos casos, o contrato de abertura deve ser lido para o requerente, na presença de duas testemunhas (que não podem ser funcionários do banco), que irão assinar o documento junto ao titular da conta.
Ou seja, nada acima restringe que menores de idade façam poupança na Caixa. A única restrição a abertura é a situação não-regular do CPF da pessoa física.
O cartão da poupança será entregue, no nome do titular da conta. Porém, a conta pode ser movimentada pelos pais, tutores ou representantes legais por meio de Guia de Retirada ou cartão na Agência/PA ou do Internet Banking CAIXA.
Os pais, tutores ou responsáveis legais devem acompanhar o menor na abertura de conta ou mesmo realizar este processo. Os documentos relativos ao titular e representante, que devem ser apresentados, tanto originais quanto cópias, são a identidade, CPF, comprovante de endereço e declaração de renda.
Caso tenha alguma dúvida, clique aqui para acessar os canais de atendimento da Caixa. Os telefones de contato são 0800 726 0101, para o SAC, e 0800 725 7474 para contactar a Ouvidoria.
Modalidades de Poupança Caixa
Existem três modalidades de poupança oferecidas pela Caixa. A Poupança Integrada é vinculada a conte-corrente. Já a Poupança Azul é um modo mais simples de conta, que serve tanto para adultos, quanto crianças. Por último, tem-se a Poupança Caixa Fácil, com limite de saldo e movimentação mensal de R$ 3.000,00.
A modalidade mais indicada para abertura para menores é a Poupança Azul, pois a Caixa Fácil possui um limite baixo de saldo. Então, caso você esteja fazendo a conta a fim de depositar uma quantia mensalmente para seu dependente, seja recém-nascido ou não, por um longo período, o saldo com certeza irá ultrapassar o permitido nesta modalidade.
Separe os documentos citados acima e leve-os a uma agência Caixa, em um Correspondente Caixa Aqui ou em uma Unidade Lotérica. Não há mínimo de valor para depósito.
Remuneração
O cálculo da remuneração da poupança é feito de acordo com a regra que atua neste assunto desde 04/05/2012. Ela determina que para o cálculo de juros, se a taxa SELIC for maior que 8.5%a.a seja vigente o índice de 0,5% ao mês. Se a meta SELIC for menor ou igual a 8,5%a.a, este índice passará a ser 70% da meta.
Porém, é bom lembrar que a remuneração só acontece quando o dinheiro completa seu aniversário na poupança. Ou seja, permanece na conta por 30 dias seguidos. Caso seja retirado uma parte do dinheiro, a remuneração será calculada em cima da quantia que permaneceu na conta e completou o mês. Para conhecer as tarifas das contas da Caixa, clique aqui.
É recomendado que, ao abrir conta para um menor de idade, ela tenha o objetivo de ser uma conta apenas para depósito de dinheiro, sem que fique sacando quantias dela. Isso porque a conta poupança só irá render caso o dinheiro fique nela. Ou seja, crie a conta e vá depositando quantias pequenas todo mês, para que no final seja um montante grande de dinheiro e seu filho ou dependente possa utiliza-lo para algum fim.
Caso procure uma conta para saques e real movimentação, como uma conta corrente, procure um adicional de cartão para sua própria conta. É uma opção segura, em que não precisa da abertura de conta própria para o menor.
[/caption]
fonte: contaembanco