Notícias

Brasil é penúltimo país em ranking global para aposentadoria com qualidade; veja lista

O Brasil é o penúltimo em um ranking global que lista os melhores países para se aposentar com qualidade. Entre as 44 nações, o Brasil figura na 43ª posição — só à frente de Índia (44º) e atrás de países da América Latina, como Chile (34º), México (36º) e Colômbia (42º).

Os países no topo do ranking com melhor indicador de aposentadoria são Noruega (1º), Suíça (2º) e Islândia (3º). O estudo foi realizado pela Natixix Investment Managers, empresa americana de gestão de ativos.

Entre as nações listadas estão membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os grandes emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). Quatro critérios são considerados para a nota recebida por cada país: saúde, bem-estar econômico, renda durante a aposentadoria e qualidade de vida.

A maior nota do Brasil foi no índice de qualidade de vida (59%), seguida de renda (57%), e saúde (56%). A nota máxima possível é 100% em todas as categorias. A  pior nota foi o critério macro de bem-estar econômico (4%), puxado especialmente pela falta de igualdade de renda.

2022: um ano ruim para se aposentar

O ranking classifica 2022 como “um ano ruim para se aposentar” diante de inflação em patamares elevados ao redor do mundo. Os preços vertiginosos do petróleo, alimentos e moradia estão corroendo o poder de compra dos trabalhadores que pretendem se aposentar em breve.

Outro desafio é a taxa de dependência, com pessoas mais velhos precisando de outros integrantes da família, em idade ativa, para bancar os benefícios previdenciários. Conforme a população mundial envelhece, há uma pressão nesta taxa, o que pode piorar as condições de aposentadoria. “Para as instituições, as populações que envelhecem rapidamente testarão os limites dos sistemas de benefícios para aposentadorias”, diz o estudo.

“Em vez de esperar que seus investimentos e dinheiro guardado gerassem uma renda sustentável [movimento impulsionado por taxas de juros altas], os aposentados foram forçados a usar suas reservas durante esses últimos dois anos quando normalmente procuram preservar seu capital. Como resultado, ou as reservas foram fortemente afetadas ou os aposentados assumiram mais riscos para compensar o momento diante de um mercado volátil”, contextualiza a Natixix.

Ranking

Confira a lista completa dos melhores países para se aposentar:

Nota final do índice de qualidade para se aposentar (considera a média geométrica dos quatro critérios principais)

1. Noruega

2. Suíça
3.Islândia

 

4.Irlanda

 

5.Austrália

 

6.Nova Zelândia

 

7.Luxemburgo

 

8.Holanda
9.Dinamarca
10.República Tcheca
11.Alemanha
12.Finlândia
13.Suécia
14.Áustria
15.Canadá
16.Israel
17.Coreia do Sul
18.Estados Unidos
19.Reino Unido
20.Bélgica
21.Eslovênia
22.Japão
23.Malta
24.França
25.Estônia
26.Polônia
27.Cingapura
28.Portugal
29.Chipre
30.Eslováquia
31.Itália
32. Hungria
33.Lituânia
34. Chile
35. Letônia
36. México
37. Rússia

49%

38. Espanha

49%

39. China
40. Grécia
41. Turquia
42. Colômbia
43. Brasil
44. Índia 

Cadastre-se e descubra uma nova forma de receber até 200% acima da poupança tradicional, sem abrir mão da simplicidade e da segurança!

Fonte