Até onde vai o corte da Selic e como ficam os investimentos
SÃO PAULO — O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia nesta quarta-feira (17) sua decisão sobre o novo patamar da taxa básica de juros, a Selic.
O InfoMoney vai entrevistar, em live no YouTube, às 18h30 (de Brasília), Guilherme Attuy, economista-chefe da Gauss Capital, e Marcel Balassiano, pesquisador da área de economia aplicada do FGV IBRE.
Os especialistas vão comentar a decisão do Copom e falar sobre as perspectivas para os juros em 2020 e 2021, além de como ficam os investimentos em um ambiente de taxa menor.
Atualmente, a Selic está em 3% ao ano, seu menor patamar histórico. Os economistas esperam um corte de 0,75 ponto percentual na decisão de hoje.
Eles também vão observar se a autoridade monetária deixará a porta entreaberta ou fechada para uma nova redução na taxa básica de juros.
Em relatório, a equipe de análise da XP Investimentos afirmou que não espera uma porta fechada para novos cortes na decisão do BC, apesar de o comitê ter sinalizado na reunião passada que esta seria a última redução da Selic neste ciclo.
Isso porque as projeções de inflação do BC estarão bem abaixo da meta para os próximos dois anos, com as expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caindo de 2,4% para 1,8% em 2020 e de 3,4% para 3% em 2021. A meta de inflação do BC atualmente é de 4%.
Invista na carreira mais promissora dos próximos 10 anos: aprenda a trabalhar no mercado financeiro em um curso gratuito do InfoMoney!