😫Isenção de ICMS | Processos Parados!!!😫
Alguns processos de Isenção de ICMS estão sendo paralisados para as pessoas com patologias, traumas ou sintomas para adquirir um carro 0KM PCD.
Os processos de Isenção de ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços) estão inertes há mais de três meses para algumas pessoas que tentaram dar entrada na aquisição de um veículo 0KM livre de impostos. O Confaz (Conselho Nacional da Fazenda) mudou as regras sobre os graus de gravidade das patologias, assim endurecendo mais os requisitos paras as Pessoas com Deficiência Física, Visual, Mental, Autistas e Não-Condutores.
O convênio 59/20 alterou o convênio 38/12 de ICMS que dava direito a Isenção de Impostos as patologias ou condições citadas no paragrafo anterior. A alteração afetará somente os Deficientes Físicos, que terão o benefício concedido apenas em casos de graus moderados ou severos dependendo da condição.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Entretanto, com a notícia da mudança feita pelo Confaz, alguns processos de portadores de patologias ou condições estão sendo retardados para dificultar a concessão dos benefícios.
Como fazer Isenção de ICMS?
O ICMS é um tributo previsto no Artigo 155 da Constituição de 1988 que é de competência dos – e varia de acordo com o estipulado pelos – estados brasileiros e o Distrito Federal.
Para ficar Isento do Imposto, o comprador necessita da comprovação médica da patologia, mobilidade reduzida e outras condições em um Laudo Médico.
Além disso, é necessário que a compra do veículo PCD seja 0KM e fabricado no Brasil ou em países do Mercosul, que não ultrapassem o valor de R$ 70 mil conforme o limite do valor do teto de ICMS.
O público PCD poderia ficar Isento do ICMS e o IPI (Imposto sobre Produtos Indutrializados) por dois anos até julho de 2018, uma nova portaria do Confaz mudou o prazo de isenção do ICMS para quatro anos.
Validade e solicitações necessárias
Em caso de realização dos procedimentos por conta própria, o comprador pode ir à Secretaria da Fazenda de seu estado e solicitar a iniciação de seu processo. O portador de alguma patologia, condição, trauma ou sintomas precisa apresentar os seguintes documentos abaixo:
Requerimentos de isenção de ICMS, carta do vendedor (fornecida pela concessionária), cópia simples da última declaração de Imposto de Renda, comprovantes de capacidade econômica financeira e a Isenção de IPVA (Imposto sobre Propriedades Veiculares).
Em relação a prazo de validade do certificado do ICMS, as fabricantes exigem a apresentação do documento por parte da concessionária em tempo máximo de até 180 dias, após emitido. Uma dúvida que pode surgir é: “Como consultar Isenção de ICMS?” Para isso, basta o comprador verificar o SIC – Serviço de Informações ao Cidadão do seu estado.
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
– Como Comprar Carro com Desconto: O Guia do Direito à Isenção
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Isenção de IPI e ICMS | Quanto tempo leva o Processo?
– CPF | Como Fazer a Alteração de Dados Cadastrais
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
- Canal da Despnet no Youtube
- Treinamento Como Fazer Isenção
- Convênio ICMS 38…
- Convênio ICMS 59/20…
- Auto Papo…
O post 😫Isenção de ICMS | Processos Parados!!!😫 apareceu primeiro em Despnet.