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CLARO: iPhone pode representar 20% das vendas mensais da operadora

A Claro acredita que o iPhone, que começa a ser vendido na próxima sexta-feira, dia 26, chegue a representar 20% do total das vendas líquidas mensais da operadora. O lançamento oficial do aparelho 3G (terceira geração) da Apple acontece hoje em São Paulo.
Em teleconferência agora há pouco, João Cox, presidente da Claro, disse que serão priorizados os consumidores que efetuaram cadastro no site solicitando informação sobre o produto. Na primeira semana de cadastro, em junho, foram 100 mil pessoas.
O primeiro lote de iPhones de 8 gigabytes (GB) e de 16 GB que chega ao Brasil é de 30 mil aparelhos. “Os aparelhos serão entregues me casa para quem comprar por telefone, a partir do contato que estamos fazendo. Além disso, 25 lojas próprias da Claro em todo o país efetuarão a venda. É de se esperar que faltem aparelhos nessa primeira etapa”, afirmou Cox, que evitou dizer o total de pessoas cadastradas no site da empresa. “Não vou informar isso. Vamos deixar a Vivo curiosa…”, ironizou. Segundo Cox, o subsídio dado ao iPhone é elevado, bem superior ao que é oferecido a outros aparelhos 3G. O aparelho de 8 GB custa R$ 1.999 e o 16 GB, R$ 2.299 para os planos pós-pagos sem descontos promocionais, que chegam a 50% se pagos em 24 vezes no cartão American Express. Segundo Cox, o preço a ser praticado no Brasil é o mesmo dos Estados Unidos, acrescido dos impostos de importação e do ICMS.

Nos EUA, o aparelho é vendido a US$ 199. “Através da parceria com a American Express, o cliente poderá pagar em 24 vezes sem juros de R$ 41,67 o aparelho. Parcelar em tantas vezes já é uma inovação e traz o preço dele para um patamar bem baixo. Esses preços atendem a um acordo nosso com a Apple, que quer criar condições de acessibilidade através do iPhone”, explicou Cox. O público-alvo são pessoas de 25 a 35 anos, sem diferenciação de sexo, das classes A e B. Num primeiro momento, a Claro espera que o iPhone seja mais usado para serviço de voz, como um telefone celular comum, mas que, dada a facilidade de acesso à internet, a utilização da transmissão de dados cresça também. “O grande diferencial do iPhone é a facilidade de interação. Havia, antes dele, uma dificuldade de acessar a internet. A Apple quebrou esse paradigma”, disse o presidente da Claro. Foram criados três pacotes de serviços especialmente para o lançamento do iPhone: iPhone 200, iPhone 300 e iPhone 400, com, respectivamente, 100 megabytes (MB), 150 Mb e 200 Mb. Segundo a Claro, é possível comprar plug-ins adicionais de transmissão de dados. Além disso, esses pacotes poderão ser adquiridos por pessoas que queiram utilizar a tecnologia 3G e que não possuam o aparelho da Apple. Esses novos pacotes de serviço têm preços mais competitivos que os outros pacotes 3G da Claro. No caso do iPhone 200, a tarifa mensal é de R$ 84,90 e com descontos pode chegar a R$ 59,94 pelos primeiros doze meses. A versão 8 GB é disponível apenas na cor preta. No caso da de 16 GB, há também a opção branca. Num primeiro momento, eles só serão vendidos nas lojas próprias da Claro e por televendas. Posteriormente os aparelhos passam a ser comercializados por parceiros da operadora. A Claro evita fazer projeção de vendas para o iPhone no Brasil até o fim deste ano. Cox também não quis explicar os termos da parceria entre a Claro e a American Express para oferecer descontos tão generosos. Bruno Azevedo /
FONTE: Agência Leia