Contas e Calculos

A calculadora HP 12C

HP 12C, éhp12c_p uma calculadora financeira programável utilizada execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada pela empresa de informáticatecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, em substituiação aos calculadoras HP 38E38C.


Modelos

Atualmente existem 4 modelos diferentes da calculadora HP 12C no mercado: normal, PlatinumPlatinum 25th Anniversary EditionPrestige. O modelo normal, também chamado de Gold foi a primeira versão e continua a ser vendida na atualidade. Os outros modelos dependem de disponibilidade na sua região, com exceção da primeira versão da Platinum, que foi

retirada dos mercados.


HP 12C

É o modelo clássico, dourado e preto com teclas pretas, lançado em 1981. Comumente é chamado de 12C Gold. Apresenta apenas o modo de cálculo usando a notação RPN.


HP 12C Platinum (primeira versão)

Modelo lançado em 2003 com “quatro vezes mais memória, até seis vezes mais rápida e com funções financeiras extras” [1]. Além disso, é a primeira da série a conter, além do RPN, o modo Algébrico de cálculo (modo convencional usado nas calculadoras comuns).


HP 12C Platinum (segunda versão)

Modelo lançado logo após a sua primeira versão. Esta tem quase as mesmas características da primeira, principalmente por não ter o bug encontrado na primeira, conta também com melhoria no cálculo de TVM, da adição de teclas Backspace e Undo e da possibilidade de se controlar o contraste. Também apresenta abre e fecha parênteses nas teclas STO e RCL respectivamente.


HP 12C Platinum 25th Anniversary edition

Este modelo foi lançado em 2006[2] em homenagem ao seu 25º aniversário. Ele conta com todas as funções presentes no modelo Platinum (segunda versão), além de uma inscrição alusiva à comemoração. Este foi também o primeiro modelo vir com umcase de couro incluso, abandonando o antigo envelope.


HP 12C Prestige

Mesmo modelo que a HP 12C Platinum (segunda versão), porém com um visual diferenciado totalmente dourado com teclas pretas. Vendida no Brasil[3].