Contas e Calculos

Candles e Candlesticks

As condições militares que cobriram o Japão durante anos tornaram-se parte integral da terminologia candelabro. Se você pensar sobre isso, verá que, operar, requer muitas das mesmas habilidades necessárias para vencer uma batalha. Tais habilidades incluem estratégia, psicologia, competição, estratégia de retiradas e sorte.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu _ A Arte da Guerra.

A rapidez é a essência da guerra. Tire partido da falta de preparação do inimigo, marche por caminhos onde não é esperado e ataque pontos desprotegidos.

 

A mais de duzentos anos os Japoneses estão usando suas próprias técnicas de análise no mercado de arroz. Este estilo evoluiu e se tornou o que chamamos de Técnica de Candlestick que está em uso por todo mundo atualmente.

Gráfico com Candlestick é uma ótima ferramenta de leiura de preços. Certos padrões formados pelos preços quando vistos sobre a ótica dos Candles, podem nos dizer quando o mercado está entrando em acumulação, ou nos dão as pistas para notarmos um movimento que o mercado está por fazer, ou seja, candlesticks nos apresenta uma profunda visão dos movimentos dos preços.

A construção do gráfico de candle é muito semelhante a do gráfico de barras tradicional com algumas distinções. De modo idêntico ao gráfico de barras, as informações necessárias para traçar uma barra do candelabro são a abertura, a máxima, a mínima e o fechamento. A diferença fundamental é que toda ênfase é dada aos preços de abertura e fechamento, à batalha entre os leigos que controlam a abertura e aos profissionais que controlam o fechamento. Comparando com o formato da barra tradicional, a vela apresenta as seguintes diferenças:

a) A área entre a abertura e o fechamento de cada barra é interligada, criando um corpo.
b) Se no final de um dia de pregão, o valor do fechamento for maior do que o da abertura, o corpo é de cor branca. Se o fechamento ficar abaixo da abertura, o corpo é simplesmente escurecido. Assim, uma vela branca mostra uma ação de mercado positiva, altista. Uma vela preta ilustra uma sessão de mercado negativo, baixista. A máxima e a mínima, acima e abaixo do corpo, são denominadas pavios ou sombras.


Doji

Corpo Branco

Corpo Negro

Doji

Dojis são figuras que tem os mesmos preços de abertura e fechamento São quatro tipos os principais tipos de Dojis que podemos encontrar.

 

O Long Legged Doji (Doji com longas pernas) tem longas sombras para cima e para baixo, e os preços de abertura e fechamento se dão ao meio dos preços alcançados como maximo e mínimo.Isto indica indecisão entre comprados e vendidos.

O Doji Dragonfly (Doji Dragão Voador) tem uma longa sombra formada abaixo dos preços de abertura e fechamento e nenhuma sombra acima destes preços.É um ótimo indicador de reversão em um trade de baixa, ou seja indica que iremos iniciar uma alta nos preços.

O Gravestone Doji (Doji Lapide) tem uma longa sombra acima dos preços de abertura e fechamento e nenhuma sombra abaixo destes preços. É um ótimo indicador de reversão em um trade de alta,ou seja, indica que iremos iniciar uma queda nos preços.

O Four Prices Doji (Doji de Quatro Preços) tem todos os preços, abertura , fechamento, maximo e mínimo em um só preço. Indica grande indecisão no mercado ou um mercado muito quieto, a espera de noticias, e grande falta de liquidez

 

Spinnig Top



Os Spinning Tops tem longas sombras acima e abaixo do corpo real. A cor do corpo real não é tão importante. O padrão indica indecisão entre os comprados e vendidos.

 

Guarda Chuva

O guarda chuva é um corpo pequeno com uma longa sombra abaixo. Este é um forte sinal de reversão

Long Day


 

O Candle chamado de “Longo” indica que houve uma grande diferença, entre o preço de abertura e o de fechamento, naquele dia. As sombras são mais curtas que o corpo real.

 

Short Day


Os Candles short day indicam que houve uma diferença pequena entre o preço de abertura e o de fechamento. A sombra , e o corpo, são muito pequenos.

Marubozu

Um Marubozu Branco é um longo corpo real sem nenhuma sombra que indique que os preços tenham caído em algum momento. Usualmente, se vemos esse Candle em um movimento de baixa, podemos esperar que um inicio de reversão do trade baixista esteja se formando. E se estivermos em um trade de alta , a continuação da subida.Porem devemos ter em conta que quando vemos esse sinal em trade de alta já iniciado há algum tempo, podemos esperar que haja alguma correção a se realizar no trade.

Um Marubozu Negro é um longo corpo real sem nenhuma sombra que indique que os preços tenham subido em algum momento. Usualmente, se vemos esse Candle em um movimento de alta, podemos esperar que um inicio de reversão do trade altista, esteja se formando. E se estivermos em um trade de baixa,a continuação da queda.Porem devemos ter em conta que quando vemos esse sinal em trade de baixa já iniciado há algum tempo, podemos esperar que haja alguma correção a se realizar no trade.

 

Estrelas e Gotas

Uma Estrela (STAR) se forma quando há uma abertura em Gap e forma-se um corpo pequeno ,após vermos no dia anterior um corpo longo . As Estrelas são parte dos padrões de Candlestick, e formam padrões de reversão da alta .

Uma Gota (RAIN DROP) se forma quando há uma abertura em Gap e forma-se um corpo pequeno ,após vermos no dia anterior um corpo longo . As Gotas são parte dos padrões de Candlestick, e formam padrões de reversão da baixa.

Candles de Alta

Confiabilidade Alta: * * *
Confiabilidade Moderada: * *
Confiabilidade Baixa: *


Abandoned Baby

* * *


Belt Hold

*


Breakaway

* *


Concealing Baby Swallow

* * *


Engulfing

* *


Hammer or
Dragonfly Doji

* *


Harami

*


Harami Cross

*


Homing Pigeon

* *


Inverted Hammer or
Gravestone Doji

* *


Kicking

* * *


Ladder Bottom

* *


Matching Low

* *


Meeting Lines

* *


Morning Doji Star

* * *


Morning Star

* * *


Piercing Line

* *


Stick Sandwich

* *


Three Inside Up

* * *


Three Outside Up

* * *


Three Stars In The South

* *


Tri Star

* *


Unique Three River Bottom

* *


Doji Star

* *


Mat Hold

* * *


Rising Three Methods

* * *


Separating Lines

*


Side By Side White Lines

* * *


Three White Soldiers

* * *


Upside Gap Three Methods

* *


Three Line Strike

*

 


Upside Tasuki Gap

* *

 

Candles de Baixa

Confiabilidade Alta: * * *
Confiabilidade Moderada: * *
Confiabilidade Baixa: *


Abandoned Baby Bearish

* * *


Advance Block Bearish

* *


Belt Hold Bearish

*


Breakaway Bearish

* *


Dark Cloud Cover Bearish

* * *


Deliberation Bearish

* *


Doji Star Bearish

* *


Downside Gap Three Methods Bearish

* *


Downside Tasuki Gap Bearish

* *


Engulfing Bearish

* * *


Evening Doji Star Bearish

* * *


Evening Star Bearish

* * *


Falling Three Methods Bearish

* * *


Hanging Man or Dragonfly Doji Bearish

* *


Harami Bearish

*


Harami Cross Bearish

* *


Identical Three Crows Bearish

* * *


In Neck Bearish

* *


Kicking Bearish

* * *


Meeting Lines Bearish

* *


On Neck Bearish

* *


Separating Lines Bearish

*


Shooting Staror Gravestone Doji Bearish

* *


Side by Side White Lines Bearish

* *


Three Black Crows Bearish

* * *


Three Inside Down Bearish

* * *


Three Line Strike Bearish

*

 


Three Outside Down Bearish

* * *

fonte: uff.br