Bolsa de Valores

Day trade: Joe Ross explica estratégia para método que não discrimina perfis

Operações de sucesso consistentes no mercado financeiro requerem, no mínimo, algum planejamento, estudo e conhecimento do mercado em que se está operando. Em operações de longo ou curto prazo, estratégias bem definidas tendem a minimizar as chances de perdas na operação.

Para um dos traders mais famosos do mundo, Joe Ross, a busca pelo retorno em operações de intraday, através da negociação de ativos financeiros e o risco inerente à cada posição assumida, deve ser balanceada e mensurada previamente. Especialista em day trade, Ross afirma que não existe um perfil pré-determinado para se sair bem neste tipo de operação, mas algumas características e cuidados podem ajudar.

Bem sucedidos não apresentam perfil específico
Ainda que nenhum perfil pré-determinado tenha sido identificado entre traders de sucesso, Ross destaca que auto-controle, disciplina, empenho e um bom senso para negócios são características que aparecem com alguma freqüência entre traders bem sucedidos.

Ademais, se por um lado, análises fundamentalistas requerem o estudo dos fundamentos da empresa em que se pretende investir, por outro, segundo Ross, para aplicar suas técnicas de day trade, é preciso dedicar algum tempo a conhecimentos em estatística.

Para o trader, o investidor precisa saber responder às seguintes perguntas:

Com que freqüência eu posso ganhar? – Isto é, qual o percentual de operações de sucesso.
Quanto posso ganhar em uma operação bem sucedida?
Quantas ações ou contratos preciso negociar para conseguir ganhar o que quero com a operação?
De acordo com percentual de ganhos, quanto posso arriscar perder em caso de operações perdedoras?

Para ter a resposta a essas perguntas, porém, o investidor precisa testar seus trades para, ao menos, ter uma idéia da freqüência com que consegue obter sucesso em suas operações.

Neste caso, Ross sugere, por exemplo, o uso de simuladores, em conjunto com avaliações de gráficos, indicadores técnicos e a combinações destes. Esta postura também deverá ajudar o trader a identificar o horizonte de tempo e o tipo de mercado com que se sente mais confortável operando.

Ganhos rápidos
Ganhos rápidos. Esta é melhor forma de operar para Ross. A estratégia adotada pelo trader baseia-se em determinar um alvo de ganhos realista e não muito distante, realizar parte dos lucros quando o preço do ativo negociado atingir este alvo, ou quando cobrir os custos operacionais da operação mais uma margem de lucro, e deixar o restante no mercado até que se acione o stop-loss, determinado para proteger os lucros previamente realizados.

A realização de parte dos lucros carrega consigo um caráter subjetivo, que dependerá das preferências do investidor. Contudo, a despeito deste aspecto, esta realização inicial de lucros deve ao menos cobrir os custos do negócio, como a corretagem, impostos, emolumentos e etc. com alguma margem de lucro – esta, sim, subjetiva – estipulada pelo trader.

Manejo de risco
Neste tipo de operação, em que parte dos lucros já foi embolsada, o stop loss tem o objetivo de garantir os ganhos já auferidos, e pode ser colocado, por exemplo, no preço de compra da ação, ou acima, dependendo do critério do trader. Assim, se os preços do ativo escolhido se reduzirem, o sucesso da operação já foi garantido.

Todavia, o manejo de risco não se limita à garantia de parte dos lucros em uma determinada operação. É preciso também planejar os trades de forma a garantir que ao longo do tempo o lucro das operações vencedoras seja superior aos prejuízos das operações perdedoras, através da determinação prévia de quanto é possível perder em uma determinada operação com base na freqüência de sucessos e fracassos nos trades.

Em suma, para Ross, o procedimento adequado a operações de day trade passa por conhecer o próprio potencial de ganhos, isto é, o percentual de sucessos em trades, quanto é possível lucrar em cada operação vencedora e, em seguida, determinar quantas ações ou contratos deverão ser negociados para se obter o ganho esperado. Finalmente, é preciso saber quanto se está disposto a perder de forma que, no final, o ganho líquido ainda seja positivo, afirma o trader.

Joe Ross se apresentará no Brasil em março
Joe Ross tem negociado no mercado financeiro desde seu primeiro trade, aos quatorze anos, e é conhecido como um mestre dos investimentos. Criador do Ross Hook, o trader também criou o conceito conhecido por Lei dos Gráficos.