Bolsa de Valores

Dezenove Regras Operacionais para Se Tornar Um Vencedor

Operadores bem-sucedidos são aqueles que não apenas conhecem osmecanismos do mercado mas também têm um plano de ação e oseguem religiosamente. Desde que operar no mercado é basicamenteum processo de trabalhar com probabilidades e aumentar suaschances, qualquer um que participe do mercado deve fazer umesforço consciente para estabelecer algum tipo de estrutura que lhepermita administrar suas emoções. Se você reconhece que tem umproblema antes de abrir uma posição ou assumir compromissos delongo prazo você estará em melhor posição para aproveitar debaclespotenciais.As regras aqui descritas não são as únicas, mas geralmente sãoconsideradas como as mais importantes. Assume-se que você, neste estágio, já tem algum conhecimento rudimentar do funcionamento domercado e também um método para tomar decisões operacionais. Seu método pode ser de qualquer tipo, técnico, fundamentalista, etc. Oveículo não é importante desde que ele tenha sido testado, bem comose sinta confortável com ele. Todas as religiões tentam nos levaressencialmente ao mesmo lugar (i.e., a descoberta da verdade), masseus caminhos são diferentes. Assim também são os métodos e osmercados. Todas as abordagens têm o lucro como objetivo, mas cadaindivíduo tem de escolher seu próprio caminho. Não vale a pena utilizarum método praticado por um trader proeminente ou por umapublicação sobre o mercado (newsletter, revista, etc.) se você não sesente totalmente confortável com ele, porque quando as coisastornam-se difíceis, como certamente ficam, é mais provável que oabandone. Também, se você tem sorte o bastante de adotar um estilooperacional ou uma abordagem com a qual sinta-se completamente àvontade, as chances são boas de que encontrará motivação paratrabalhar mais duro ainda.Selecionar uma metodologia normalmente não é difícil; executá-la é.Administrar suas emoções é precisamente para o que servem asmetodologias.

Vamos a elas!

1. Quando em Dúvida, Fique ForaQuando operando os mercados, é importante ter um certo nível de confiança no que está fazendo. Muita confiança o leva a não dar importância e a operar em demasia o que não é bem-vindo. Por outro lado, se você abre uma posição com pouco ou nenhum entusiasmo você está se colocando numa posição de um perfeito idiota quando alguma coisa ruim acontece. Se houver a menor dúvida na sua mente sobre iniciar uma operação, então você não deveria iniciá-la, porque não terá a firmeza emocional para permanecer nela quando as coisascomeçarem a sair erradas. Por exemplo, se estiver na dúvida, tenderá aconcentrar-se sobre qualquer fato negativo inesperado. Na medida emque os preços caírem, você ficará mais e mais desencorajado.Consequentemente, quando os preços chegarem num suporte ounuma zona de compra, você estará mais disposto a vender do que acomprar.Alternativamente, você pode entrar numa posição baseado numapesquisa sólida e confiante, mas não de um modo excessivamenteentusiasmado. Mais adiante, surgem novas evidências que lhe deixammenos otimista do que antes. No curto prazo, algumas dúvidas sobre alógica inicial para entrar na operação começam a formigar na suamente. Não importa se o preço está acima ou abaixo do inicial. O fatoimportante é que agora começa a duvidar da sua lógica original. Sobtais circunstâncias só existe um caminho lógico a seguir – sair fora. Vocêjá não tem a firmeza que veio da forte convicção. Isto significa queprovavelmente você cairá fora ao primeiro sinal de problema.É importante lembrar-se que a principal razão de estar no mercado épara ganhar dinheiro. Se as chances disto acontecer diminuíram, vocêtem poucas justificativas para manter a posição. Além do mais, estanão é sua última chance operacional; sempre haverá outraoportunidade estrada abaixo.

2. Nunca Opere ou Invista Baseado na Esperança Ela se delineia como uma regra operacional, desde que muitos de nósnos agarramos a posições perdedoras bem mesmo depois que alógica racional para tê-la iniciado já desapareceu há muito. A únicarazão para não vender é esperança, e o mercado normalmenterecompensa a esperança com prejuízos. Quando se encontrar nesta situação, venda prontamente.

3. Opere sobre Seu Próprio Julgamento ou então AssumaInteiramente o Julgamento de TerceirosJá foi dito anteriormente, que se você não começa uma operaçãocom confiança total, provavelmente se assustará ao primeiro sinal deproblema. Se você se encontrar confiando no seu corretor ou amigospara dicas e conselhos, as chances são de que não tenha consideradocuidadosamente todas as ramificações. Isto significa que não terá aforça emocional para se comprometer totalmente com a operação seas coisas começarem a dar errado. É muito melhor considerar todos osargumentos, tanto altistas quanto baixistas, antes de assumir umcompromisso. Deste modo, você estará numa boa posição para julgarse o último preço é o resultado de uma mudança global ou se émeramente parte do fluxo e refluxo normal de qualquer mercado.Corretores, amigos, e outros que você respeita podem ser úteis emabastecê-lo com idéias, mas você é o único que deverá tomar adecisão final. Isto significa balancear os prós e os contras, ouvindo essasopiniões antes de considerar cuidadosamente sua própria conclusão.Afinal de contas, se as coisas vão mal, você é o único que perdedinheiro, não os seus amigos.

4. Compre Baixo (dentro da Fraqueza), Venda Alto (dentro daForça)Todo mundo sabe que se comprar baixo e vender alto estará apto aganhar dinheiro. Isto não é tão fácil quanto parece pois, de outromodo, não estaria lendo este artigo. A idéia que estou querendo passaraqui é alguma coisa um pouco diferente; pode ser melhor expressacomo ”Compre na fraqueza, venda na força.” Quando os preçossobem, assim também a confiança. Por outro lado, preços que caemprogressivamente, atraem um número cada vez maior depreocupação. A razão é que preços ascendentes normalmente vemacompanhados de notícias positivas, fazendo-nos sentir maisconfortáveis. Tendemos a passar por cima dos nossos medos nestashoras e, portanto, assumir mais riscos.

5. Não Opere DemaisMuitos traders sentem necessidade de operar o tempo todo. As razõesvariam. Alguns desejam excitação. Outros, como uma muleta paraapoiar suas esperanças. Se você está fora do mercado, não vê a horade voltar, pois sente que o lucro está escorrendo pelos seus dedos.Quando tudo na sua vida resulta em desapontamento, a operação ouinvestimento serve como alguma coisa sobre a qual coloca suasesperanças. Nestas situações, o trader ou investidor está usando omercado para compensar suas frustrações. Para outros, a motivação deestar constantemente no mercado é nada menos do que puraganância.. Em todos estes casos, as motivações são inconsistentes;então não surpreende que os resultados também sejam.

6. Após uma Campanha Bem Sucedida e Lucrativa, Tire umasFérias das OperaçõesMuitos traders acham que acumular lucro é relativamente fácil; a partedifícil é mantê-los. Eu tenho certeza de que, se a maioria dos traders lhemostrar um gráfico da sua performance, ele se parecerá com umoscilador, porque falham em reconhecer quando sua sorte e habilidadeatingiram seu pico. No curto, eles não sabem quando sair da mesa.

7. Faça Periodicamente um Inventário Mental para Ver ComoVocê Está IndoAlgumas vezes ficamos tão absorvidos com nossas operações einvestimentos que ficamos sem noção para aonde estamos indo.Portanto, torna-se necessário, de tempos em tempos, refletir sobre paraonde estamos sendo levados e ter certeza de que estamos fazendo acoisa certa. Como parte deste processo, você poderia questionar-sesobre algumas perguntas do tipo: estou capacitado a assumir os riscos aque estou me expondo? Estou especulando ou investindointeligentemente ou estou jogando? Estou seguindo o sistema certo?Estou tentando lutar contra a tendência predominante? Estou muitoperto do mercado? Estou operando demais?Existem muitas outras perguntas que se poderia se fazer, incluindo asoutras regras aqui incluídas. Este pequeno e simples exercício o ajudaráa dirigir sua atenção para qualquer erro que possa estar cometendo ouregras que possam estar sendo quebradas. Adicionalmente, servirá parareforçar as regras na sua mente, de modo que elas tenham maiorchance de eventualmente se tornarem um bom hábito.

8. Analise seus erros constantementeQuando somos bem-sucedidos, tendemos a pensar que este processoveio do trabalho duro ou do bom julgamento. Raramente atribuímos àchance ou à sorte de estarmos no lugar certo na hora certa. Por outrolado, quando as coisas vão contra nós, responsabilizamos a falta desorte ou algum outro bode expiatório conveniente. É claro, deveríamosestar questionando primeiro o nosso próprio julgamento porque é afonte mais provável de qualquer erro que possa ter sido cometido. Ésomente quando cometemos um erro que começamos a tomarresponsabilidade por nossas próprias ações e aprender destes erros.Você pode ler livros sobre a psicologia dos mercados, mas somentequando sentir a dor da perda do dinheiro e atribuí-la ao seu erro vocêestará preparado para tentar não repeti-lo novamente..Este processo de autocrítica tem de ser contínuo. Após um breveperíodo, as chances são de que você irá apoiar-se neste falso sentidode segurança, na medida em que os lucros começam a retornar. Nestetipo de situação, a maioria das pessoas retornará ao seu antigoprocesso.O maior benefício de analisar suas transgressões é que suas falhasaparecem e freqüentemente são o seu melhor professor; isto lhe traz devolta à realidade de que, se você tivesse seguido as regrasreligiosamente, não estaria neste apuro. Que curso mais natural do quesegui-lo na próxima vez? Muitos erros aparecem das deficiênciasemocionais – o medo de estar errado ou o de sentir-se um tolo nomomento de encarar seu corretor ou outra pessoa com o prejuízo. Istotambém é verdade para os administradores profissionais que nãoapenas têm de trabalhar com os caprichos do mercado e com suaspróprias emoções e com as dos clientes também. Esta última batalha -o medo de perder o cliente – freqüentemente é a mais devastadora detodas.O primeiro passo é encarar esses medos, reconhecer que são umaforça destrutiva, e tomar algumas medidas para corrigi-los.

9. Não Vá com Muita Fome ao PoteEm qualquer investimento ou situação operacional, haverá sempre atentação de assumir uma posição antes que a metodologia que estáusando tenha todas as suas condições preenchidas. Entusiasmo substituia prudência. Isto é uma prática pobre porque significa que nãoestamos realmente seguindo o método e decidimos que sabemos mais.Raramente este tipo de política remunera. Depois de tudo, porque ter otrabalho de pesquisar uma metodologia ou abordagem e estabelecerregras, se você não está preparado para seguí-las? Quando tentado afazer isto, foi porque convenceu-se de que esta é uma situaçãoexcepcional e que justifica agir imediatamente. O problema é queestas situações “excepcionais” continuarão ocorrendo até se tornaremuma experiência diária. Com efeito, a disciplina foi totalmenteabandonada.

10. Não Tente Capturar Cada Virada do MercadoNo nosso desejo natural de perfeccionistas do mercado, é bastantecompreensível que sintamos necessidade de capturar cada virada.Infortunadamente, a tarefa é inatingível. Se nos encontrarmos tentandoadvinhar cada oscilação e virada no movimento do preço, não apenasseremos levados à frustração, mas também perderemos totalmentequalquer senso de perspectiva.

11. Nunca Entre numa Operação sem Primeiro Estabelecer aRelação Risco/RecompensaNão é possível fixar uma relação matemática específica dos lucrosesperados frente ao prejuízo máximo aceitável em todos os casos. Adecisão deveria ser tomada considerando-se a proporção de capitalexposta ao risco numa operação em particular ou investimento. Outrofator se relaciona com a característica pessoal de cada investidor.Investidores avessos a risco não deveriam procurar investimentos de altorisco associados a altos ganhos, e vice-versa. Risco é sempre relativo. Oque é financeiramente uma ameaça de risco para alguns pode seroportunidade de ganhos para outros. Falando em geral, você deveriausar uma boa dose de bom senso, tendo certeza de que a razão é deao menos 3-1.

12. Corte as Perdas, Deixe os Lucros CresceremEsta regra, provavelmente, é a mais conhecida de todas. Também éuma das mais importantes. Entramos em qualquer operação com oobjetivo de lucrar, então, quando a operação vai contra nós, é naturalsentir-mos algum tipo de dor emocional. Muitos preferem ignorar asperdas, racionalizando que o mercado voltará. Outras vezes justificamosa queda dizendo que o mercado caiu com “baixo volume”, “ele podeter caído, mas a atividade foi boa e vou segurar mais um pouco”. Outradesculpa favorita vem da racionalização da razão da queda. “Foi umasérie de noticias ruins, mas surpreendeu como o mercado caiu apenas50%; obviamente está muito forte tecnicamente”.É surpreendente como podemos jogar com as nossas emoções demodo que justifiquem quase tudo. Isto ocorre porque queremos ver opreço subindo (ou caindo se estivermos vendidos), mas nós tambémesquecemos ou optamos por ignorar que o mercado está para semover em direção contrária à desejada por nós. O mercado étotalmente objetivo, os participantes é que são emocionais. Esperamospor uma subida mas não há nenhum elemento que justifique estasituação, a não ser pelos nossos desejos, próximos de sonhos ou acimade qualquer julgamento. Precisamos lembrar-nos que, se o mercadocaiu quando esperávamos que subisse, é uma advertência de que aanálise original está inconsistente. Se isto ocorre, então não há razãológica para ainda estarmos na posição. Deveríamos liquidar aoperação e assumir nossos prejuízos.Isto não significa que, cada vez que entrar numa operação e ela viercontra nós, deveríamos vender. Um bom trader estabelecerá opotencial da recompensa e definirá o risco aceitável antes de abrir suaposição. Parte da aceitação do risco envolve a possibilidade e mesmoa probabilidade de que o mercado cairá antes de subir. Seria de umotimismo extremo da nossa parte esperar que cada operação setornasse imediatamente lucrativa. Não, a regra sobre cortar as perdasrefere-se até o ponto em que este risco aceitável é excedido, que équando o mercado está nos dizendo que nossa análise original foi falha.Mesmo após estes níveis de estope previamente definidos terem sidoexcedidos e ter sido estopado, ainda fica uma sensação de volta.Ainda que o mercado tenha dado a sua decisão, não gostamos deaceitar que nossas esperanças e certezas não mais se realizarão. Em taiscircunstâncias, a tentação é quebrar a auto-imposta disciplina e voltarpara o mercado. Freqüentemente isto é feito num nível mais alto doque aquele em que ocorreu a liquidação. Preços ascendentes, lembrese,geram confiança. Entretanto, minha experiência tem sido que, se umestope cuidadosamente bem escolhido foi atingido, raramente vale apena voltar. Na maioria das vezes, teria sido mais lucrativo reverter parao outro lado (venda), mas muito poucas pessoas possuem agilidademental para fazer isto.Cortar as perdas é uma técnica fundamentalmente importante naadministração dos seus recursos, porque lhe ajuda a proteger seucapital e, portanto, capacita-o a lutar outro dia.Deixar os lucros correrem realmente envolve o mesmo princípio decortar as perdas. Quando o mercado excede o seu ponto deinterrupção para baixo (seu estope), está advertindo-o que cometeuum erro. Por outro lado, tanto quanto a tendência geral movimenta-se aseu favor, o mercado está lhe dando um voto de confiança, de modoque deverá continuar com a posição e deixar seu lucro crescer. Há umditado famoso que diz “a tendência é sua amiga”. Com efeito, isto éuma outra maneira de nos dizer para deixar que nossos lucros cresçam.Tendências, uma vez em andamento, têm o hábito de perpetuar-se,mas ninguém sobre a terra pode prognosticar sua magnitude ouduração, independente do que possa ler nas “newsletters” e na mídia.Tanto quanto sua análise ou metodologia indique que a tendênciacontinua a mover-se a seu favor, você tem poucas áreas para vender,a menos que seja para realizar algum lucro parcial. Os mercadosgastam muito tempo indo e vindo sem sair do lugar, numa congestão,em geral confusa, frustrante e pouco lucrativa para permitir que otrader se dê ao luxo de sair fora, prematuramente, de uma tendênciaem movimento.O problema é que muitas pessoas, quando têm um lucro, queremrealizá-lo agora e pronto. A lógica baseia-se na teoria de que é melhorfazer caixa agora; de outro modo o lucro irá embora. Certamente éverdade que você nunca quebrará por realizar lucro.Infortunadamente, cada trader ou investidor não pode evitar posiçõesperdidas. Uma situação de lucro líquido positivo só pode ser atingida seas operações lucrativas sobrepujarem as negativas, e usualmentepoucas operações altamente lucrativas mantêm a posição dos traders.Entretanto, realizando lucro muito cedo, geralmente limita seu potencialde ganho. É interessante como muitas pessoas são avessas ao riscoquando estão ganhando e o procuram quando estão perdendo. Elaspreferem um ganho pequeno, mas certo, e relutam em participar deuma aposta esperta, com maior potencial de ganho. Por outro lado,elas estão mais dispostas a expor seu capital ao risco de uma grandeperda incerta do que a um pequeno ganho certo.13. Faça Numerosas Pequenas Apostas Sobre Idéias de BaixoRiscoDesde que uma alta proporção de suas operações inevitavelmente nãoserão proveitosas, é uma sábia política fazer pequenas apostas, demodo que uma parcela substancial do seu capital não fique expostaem só uma operação. Como uma regra geral, não é aconselhávelarriscar mais do que 5% do seu capital disponível em uma únicaoperação. Isto vai contra a tendência natural de muitos de nós. Nanossa busca por grandes e rápidos lucros, parece mais fácil e maislógico colocar todo nosso dinheiro sobre um cavalo. Também éimportante estar certo que qualquer operação ou investimento quevocê faça seja cuidadosamente pensado num ambiente de poucorisco. O potencial da recompensa estimada deverá ser muito maior (aomenos 3-1) do que o risco máximo aceitável.14. Olhe Para Baixo, Não Para CimaA maioria das pessoas entra numa operação a partir do cálculo de umlucro provável e cria suas expectativas a partir desta suposição. Comoresultado, elas estão preparando para si uma situação de prováveldesapontamento. A questão a se perguntar antes de iniciar umaoperação é “O que de pode acontecer de pior?” Olhando para baixoe não para cima, você está se dirigindo para o que deve ser seuobjetivo número um: preservar seu capital. Se você erodir a base do seucapital, então você não deixará nada para que possa crescer. Quasetodos os traders perdem na mesma relação com que ganham. Osvencedores são os que fazem mais operações vencedoras, mas o maisimportante é perder menos nas mal-sucedidas. Olhando para baixo,eles estão, sem dúvida, estimando onde deveriam interromper suasperdas à frente do tempo. Se o potencial da margem de erro provar sermuito grande, simplesmente não fazem a operação.15. Nunca Opere ou Invista Mais Do Que Possa PerderRazoavelmenteEm qualquer momento em que coloca seu capital em risco você nãopode se dar ao luxo de perder, pois você estará à mercê do mercado.Seu nível de estresse estará muito alto, e você perderá todaobjetividade. As decisões serão emocionais porque estará focado sobreganhos monetários e as dolorosas conseqüências psicológicas de umprejuízo, e não se baseando em fatos como, na realidade, eles são.16. Não Enfrente a TendênciaExiste uma máxima que diz: “Uma corda para cima levanta qualquernavio”. Em linguagem do mercado significa que é melhor estaroperando na direção do mercado, se o mercado sobe, trazendo comoefeito o crescimento de todas as posições compradas. Estar vendidonum mercado de alta, entretanto, engloba um risco considerável; pordefinição, a não ser que você seja ágil demais para realizar seus lucrosno momento certo, um prejuízo será certamente iminente.O oposto será verdadeiro para um mercado que cai, quando asreações são esporadicamente imprevisíveis e tenebrosas. Se vocêestudar a grande maioria dos resultados de grande parte do sistema deoperação verá que, inevitavelmente, os resultados advêm de posiçõesque são montadas na direção oposta da tendência principal.Obviamente, você nem sempre terá uma opinião firme a respeito dadireção primária, mas quando você a tiver, estará muito mais sensível anão operar contra ela.17. Sempre que possível Opere Mercados LíquidosGeralmente, você deverá operar somente mercados líquidos, ou seja,aqueles em que a diferença entre preço de compra e venda sejabastante próximo. Operar em mercados estreitos ou ilíquidos significaque, além do pagamento de comissões a corretores, você tambémestá pagando, de alguma forma, os custos destes “spreads” muitolargos. Você poderá pensar que isto poderá ser superado através deuma espera paciente para compra a um determinado preço, emcontrapartida à colocação de ordens a preço de mercado.18. Nunca se Coloque Diante de uma Chamada de MargemEsta regra muito importante se aplica somente aos operadoresalavancados. Chamadas de margem acontecem por dois motivos.Primeiro, o mercado está contra você, ou seja, você se encontra cominsuficiência de fundos na sua conta. Segundo, a chamada de margemdo ativo que você tem em sua posição aconteceu porque elasimplesmente foi elevada por novas regras. No momento de chamadapelo seu corretor terá duas alternativas: primeira – regularizar comrecursos o nível de suas garantias; segundo – reduzir a sua chamadapela liquidação de parte ou de sua posição total. Para tomar a decisãocorreta, você deverá examinar a situação de suas contas nestemomento desconfortável. Em qualquer uma das situações o efeito seráum incremento emocional do seu comprometimento, e porconseguinte, uma situação indesejada. Em situações de desconfortocomo neste caso, a melhor coisa a fazer é se retirar completamente domercado por um período, de forma que as suas ondas emocionais seacalmem e a objetividade seja restabelecida.19. Quando For Colocar um Estope Utilize a Lógica, Não aConveniênciaOperadores geralmente seguem a disciplina de pré-determinarem onível de perda e risco pela colocação de um estope ligeiramenteabaixo daquele ponto. Se este ponto foi determinado através de umarazão técnica ou análise fundamentalista, isto representa um métodointeligente de operação. Entretanto, se iniciar uma operação em basesde que você não pode perder, por exemplo, mais do que $300, ecoloca seu estope no limite que represente este valor, as suas chancesde obter uma operação ganhadora serão drasticamente reduzidas.Neste momento você não está tomando decisões baseadas emmovimento de preços, onde o mercado tem a oportunidade de lhemostrar que está errado. Contrariamente, você está arbitrando umponto baseado no seu julgamento de quanto você pode vir a perder.*O texto das regras operacionais é uma tradução resumida de parte docapítulo 12 do livro de Martin J. Pring “Investment Psychology Explained”editado pela “John Wiley & Sons, Inc.”