Finanças

Itaú e Unibanco anunciam fusão

Instituições darão origem ao maior banco do Hemisfério Sul

itau-unibancoPortal EXAME Os bancos Itaú e Unibanco anunciaram nesta segunda-feira (3/11) a união de suas operações após 15 meses de negociações. Juntas, as instituições formarão o maior grupo financeiro do Hemisfério Sul. Os acionistas do Unibanco migrarão para a nova instituição, que se chamará Itaú Unibanco Holding e terá seu controle dividido entre Itaú e Unibanco. A relação de troca prevista é de 1,7391 unit do Unibanco (UBBR11) para cada ação da nova instituição.

A presidência do Conselho de Administração da nova instituição ficará a cargo de Pedro Moreira Salles, até então presidente do Unibanco, e o presidente executivo será Roberto Egydio Setubal.

Em comunicado, os bancos ressaltam que para os clientes não haverá mudanças imediatas. “Todos continuarão a utilizar normalmente os diferentes canais de atendimento, cheques, cartões e demais produtos e serviços.”

A nova instituição terá cerca de 4800 agências, que representam 18% da rede bancária do país, 14,5 milhões de clientes de conta corrente e 19% do volume de crédito do sistema brasileiro. No segmento de seguros, a nova instituição terá 17% de participação e, no de previdência, 24%. O negócio de private bank será o maior da América Latina, com aproximadamente 90 bilhões de reais de ativos de terceiros administrados.

Portal Exame