Notícias

Prefiro morrer a pagar dividendos, diz vice de Warren Buffett

Getty Images

Charles Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway

Charles Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway

“Acho que alguns de vocês irão viver para ver a Berkshire pagar dividendos, mas espero que eu não”. A frase polêmica é de Charles Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway, companhia liderada pelo famoso e bilionário investidor Warren Buffett.

Buffett tem evitado o pagamento de dividendos ou a recompra de ações, preferindo utilizar os recursos em novas aquisições ou participações em companhias rentáveis. Para ele, pagar dividendos seria admitir que não é capaz de investir todo o lucro da empresa.A aparente teimosia de Munger se dá pelo fato de a empresa evitar admitir que possa ser bastante difícil encontrar empresas interessantes para investir os 40 bilhões de dólares que a companhia possui em caixa.

“Cada dólar reinvestido pela Berkshire criou mais de um dólar em valor de mercado”, disser Buffett em encontro com investidores realizado no final de abril em Omaha, no estado americano Nebraska.

Ele reconheceu, contudo, que poderá chegar um momento, “e quem sabe quão cedo”, que os números fiquem tão grandes que a companhia não será hábil para usar os recursos de uma maneira que possa servir aos acionistas, disse.

“Acho que algum dia pagaremos dividendos”, disse Munger hoje em uma reunião com acionistas da Wesco Financial Corp, empresa da Berkshire a qual ele preside. Munger tem 87 anos.

fonte: Exame