Finanças

Vale passa Petrobras como ação de maior peso no Ibovespa

 

A  BM&F Bovespa divulgou nesta terça-feira que as ações da Vale terão maior peso na composição do Ibovespa que as da Petrobras. Conforme os dados apresentados pela Bovespa, a Vale superou a Petrobras como o papel com maior peso no índice, com 10,756%, seguida pela petrolífera com 9,77%.

A BM&F Bovespa ocupa o terceiro lugar, com 3,819%, seguida por Itaú Unibanco com 3,775% e OGX com 3,732%.

As ações da Brookfield Incorporações, Marfrig e Banco Santander passarão a integrar a próxima carteira teórica do Ibovespa, composta por 68 papéis, que entrará em vigor na quarta-feira e valerá até dezembro.

De acordo com a nova carteira, as ações ordinárias da incorporadora Brookfield terão participação de 0,66% no principal índice da bolsa paulista, enquanto a processadora de alimentos Marfrig terá 0,644%, e as units do banco espanhol corresponderão a 1,049%.

“Como vínhamos dizendo, acreditamos na entrada de SANB11, que já possui mais de 80% de participação em pregões”, afirmou o analista Gilberto Pereira de Souza, do Banco Espírito Santo, em relatório sobre a prévia do índice.

A nova composição do Ibovespa não prevê a saída de papeis presentes na carteira em vigor até esta terça-feira, com exceção da incorporadora e consutrutora Agre, cuja ação já havia sido retirada do mercado após se unir à PDG Realty em maio. (Reuters)

Gráfico paraPETROBRAS   -PN (PETR4.SA)