Como começar a investir em ações ?

Muito bem, a resposta a esta pergunta comum é um tanto quanto abrangente para dissertarmos em poucas linhas, contudo analisaremos variantes que farão de você um investidor de sucesso.

A primeira e mais importante questão a ser comentada é a cultura de poupar. O capitalismo que rege a economia mundial nos expõe a uma avalanche de informações, que nos deixam vulneráveis aos desejos, sonhos, ao consumo.

Esta é, claramente, uma das formas de abordagem das grandes empresas. Fazer com que você chegue a conclusão de que não poderia mais viver sem este ou aquele produto, e como pôde viver tanto tempo sem tê-lo. Isto é a persuasão. Quem de nós, hoje em dia, consegue viver sem um telefone celular? Difícil não é mesmo? Mas vivemos tanto tempo sem ele.

Obviamente não estou tentando aqui, dizer joguem seus celulares fora. Afinal eles facilitaram em muito as nossas vida. Mas dizendo que nem tudo que queremos ter é realmente preciso para que possamos viver. Não caiam nas armadilhas do consumismo exagerado, nas tentações do capitalismo, vivam bem, com prazer, mas com aquilo que realmente precisam para viver. Esta é a única forma de conseguirmos sair das contas vermelhas e, começarmos os alicerces de um futuro tranqüilo.

Você é o sujeito da ação. É você quem rege sua vida, é quem trabalha todo mês para conseguir algum dinheiro. É quem quem faz a gestão de seus caminhos. É por isso que entramos em nossa segunda questão, pague a você primeiro. Quando recebemos nossos salários, tratamos logo de pagarmos todas as nossas contas, e se sobrar algo então, pagaremos aquele sujeito que tudo fez para receber tal dinheiro, VOCÊ. Veja quão injusta é essa forma de administrarmos o nosso capital. Não há, obviamente, pessoa alguma mais merecedora daquele dinheiro que você mesmo.

Esta é uma das questões mais importantes desta matéria, caro leitor e, é a mais obvia, porém, de maior grau de dificuldade de execução. Trataremos, agora, nós mesmos como funcionários de nossas vidas. Estipule um percentual que você deva pagar a este seu mais importante funcionário, e logo que receber seu salário pague o primeiro. Antes que ele peça as contas e abandone a sua empresa, que é a sua vida. Este funcionário tem que estar sempre motivado no trabalho, na vida, e merece seu carinho e atenção. Com este funcionário desmotivado, sem salário, ele certamente afundará sua empresa em dívidas desnecessárias, e não irá gerir sua empresa com tanta paixão e amor, seguindo sem rumo, sem um destino certo.

Sem planejamento não conseguiremos sair do lugar, temos de saber o ponto de onde sairemos e onde queremos chegar, para que nossa empresa (leia-se vida) siga um rumo certo, com objetivos bem definidos. Por tudo isso precisamos do terceiro ponto, a disciplina. Tratamos acima, o principal sujeito de sua vida, você, como seu mais importante funcionário. E não foi em vão, essa é uma das melhores formas de se conquistar a disciplina, um excelente ponto de vista. Ninguém gostaria de ter um funcionário desmotivado, levando sua empresa sem rumo certo, sem metas e objetivos. Adquirir este ponto de vista é certamente uma grande arma que fará com que você tome as rédeas de sua vida, e alcance a tão sonhada liberdade no futuro.

Todo trabalho precisa de disciplina e tempo para que possa, enfim, aparecer os frutos. E para isto, precisamos muito do quarto ponto, a paciência. Os resultados certamente não aparecerão da noite para o dia, assim como você não teve sucesso em seu ofício da mesma maneira. A paciência é fundamental para quem deseja entrar no mercado financeiro. Haverá vários momentos assustadores, que farão muitos de vocês, leitores, desistirem de seus caminhos na metade dele. Quem tem um objetivo certo, técnica, disciplina e força de vontade certamente não faltará nada a não ser , paciência. Aos mais ansiosos, entendam que no mercado financeiro ficam milionários da noite para o dia aqueles poucos que usam de meios insustentáveis para alcançar a riqueza e, geralmente acabam devolvendo tudo ao mercado em questão de tempo.

Jamais, jamais esqueça seu objetivo traçado, o que lhe trouxe até o mercado, uma casa, um carro, a aposentadoria, o estudo dos filhos. Vimos muitas pessoas no mercado que mesmo adotando um estratégia correta de investimentos acabam por se perder no meio do caminho. Planejam comprar uma casa em cinco anos, porém não têm a disciplina e paciência para esperar o momento certo, e acabam resgatando seus investimentos em dois anos para comprar um carro novo recém lançado. Certamente este, terá de recomeçar do zero todo seu planejamento.

Controlar a ansiedade é fundamental para operar no mercado, e para isso recorra a atividades físicas,ou a um hobby. Dedique tempo para fazer aquilo que lhe acalma, lhe relaxa. Curta sua família, filhos amigos enfim, não se torne escravo do mercado, nem tampouco perca sua saúde a fim de obter dinheiro.

E enfim, conheça você mesmo. Exercite a introspecção, defina bem o seu perfil. Se você é um sujeito ansioso, não trace metas de tão longo prazo. Retire sempre um percentual de seus rendimentos para fazer o que lhe dá prazer. Assim você estará mostrando resultado a você mesmo. Caso não suporte os dias em queda, e prefere mais a segurança da renda fixa em troca de rendimentos menores, ou mesmo não aceite ficar alguns meses sem rendimentos, mesmo sabendo que é um período passageiro, disponibilize no máximo 20% de seu patrimônio para aplicações em ações.

Mantenha sempre uma reserva de capital em renda fixa, independente de seu perfil e objetivo, pois você poderá precisar de dinheiro extra em períodos onde a venda poderá ser desaconselhada.

Leve em consideração a sua idade, uma regra bastante comum seria subtrair de 100 a sua idade. O resultado final poderia ser um percentual aplicado em ações. Leve em consideração também se possui dependentes. Quanto mais dependentes menor é o percentual que deva ser aplicado em ações, pois eles podem demandar de recursos financeiros de forma inesperada.

Enfim, conheça-se bem antes de se lançar no mercado, é este diferencial que fará de você um investidor ponderado, sustentável, seguro, e não um aventureiro em busca de emoções. O mercado é um lugar muito caro para quem quer somente emoção!

Leonardo Cavalcante-

-Agente Autônomo de Investimento credenciado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

-Certificado CPA20 pela ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento)

-Autor do livro Investindo com Inteligência (editora Novatec).

fonte: CHRInvestor

Deixe um comentário