Diversos

Telefônica lidera ranking de reclamações no Procon pelo 4º ano

Pelo quarto ano, a operadora Telefônica foi a empresa que mais gerou reclamações dos consumidores paulistas em 2009, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon.

“É de se lamentar que a Telefônica seja tetracampeã nesse ranking negativo”, afirmou o secretáio de Justiça e Cidadania, Luiz Antonio Marrey.

Em segundo lugar está o banco Itau, seguido pela Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim Celular. O levantamento mostrou que 45,80% das reclamações fundamentadas (aquelas que viram processos administrativos) recebidas pelo órgão são de empresas do setor de telefonia.

“Isso não é mera coincidência”, disse o diretor-executivo da Fundação Procon, Roberto Pfeiffer. Segundo ele, a Telefônica não e a única preocupação do órgão.

“A Eletropaulo, que está em terceiro lugar, é uma preocupação gigantesca: é absurdo o aumento do número de reclamações”.

Na comparação com 2008, as reclamações contra a Eletropaulo aumentaram 203%. Comparado com 2007, o aumento foi de quase 500%.

Para Roberto Pfeiffer, as agências reguladoras, como Anatel e a Aneel, deveriam exercer mais pressão sobre essas empresas. O secretário Marrey considerou “absurdo” o silencio da Aneel.

“Foi descoberta uma cobrança indevida há mais de sete anos e até agora não temos uma solução definitiva”, lembrou Marrey.

Segundo o secretário, cumprir o Código de Defesa do Consumidor “não é nenhum favor”.

“Queremos que as empresas cumpram sua obrigação”, disse Marrey, acrescentando que as multas crescentes não excluem a atuação das instituições reguladoras.

Em 2009 o Procon atendeu 533.805 chamadas, com reclamações e consultas sobre 2.925 empresas.

As que geraram mais reclamações foram aquelas cujos serviços não encontram concorrência ou que são incorporados no cotidiano do consumidor.

fonte: UOL