Finanças

Como pagar boletos vencidos pela internet

O desenvolvedor Manoel Netto criou uma aplicação web, chamada reBoleto, que torna o pagamento via internetde boletos bancários vencidos muito mais fácil.

De acordo com ele, o processo é bem simples. Basta preencher corretamente a linha digitável, a nova data de vencimento e os valores em reais para multa e juros por dia de atraso.

O sistema calculará o valor devido e gerará uma nova linha digitável, com o novo valor, vencimento e o dígito verificador devidamente calculado.

Vale destacar que certos tipos de boletos não funcionam com a aplicação web desenvolvida por ele. Neste caso, quando você for tentar fazer o pagamento via Internet, seu banco informará que o documento só pode ser pago nas agências bancárias ou caixas eletrônicos.

Isto ocorre por uma restrição do emissor e geralmente acontece em boletos que possuem descontos para pagamentos antes da data do vencimento.

O criador da aplicação web recomenda que os usuários confiram se o credor deu baixa na dívida após o pagamento e que guarde todos os comprovantes.