Bolsa de Valores

Potencial aquisição não abala otimismo do investidor com ação da Vale, diz enquete

A Vale (VALE3, VALE5) bem que tentou dar um fim nas especulações a respeito de uma possível aquisição. Na semana passada, publicou comunicado negando o rumor de que estaria em negociações para a compra de uma empresa. Não funcionou.

Uma série de novos rumores foi ventilada no mercado, ignorando a manifestação da maior produtora de minério de ferro do mundo. Ao mesmo tempo, as ações têm enfrentado dificuldades na Bovespa. Uma mudança agressiva no grau de endividamento da empresa e a evolução do mercado de commodities preocupam os acionistas.

Enquete promovida pela InfoMoney, no entanto, revelou um viés otimista. Diante da pergunta: “Qual sua visão em relação às ações da Vale, mesmo considerando uma possível aquisição?”, 1.629 das escolhas (39,10%) foram atribuídas à opção “positiva, devem recuperar as perdas recentes”.

Opiniões

Na segunda colocação do levantamento, a alternativa “muito positiva, devem subir muito” angariou 29,88% dos votos. Em junho, os papéis ON da mineradora acumulam perdas de 13,60%. Os preferenciais classe A caíram 13,50%. No ano, as baixas são de 3,88% e 6,55%, respectivamente.

Os analistas do UBS não vêem a concretização de tais rumores sobre consolidação no curto prazo, embora reconheçam que uma aquisição até o final do ano é altamente provável.

A equipe da Link acredita que a companhia possua interesse na compra de outras empresas já que somente assim poderia alcançar a diversificação de produtos desejada.

Duas empresas

Em vista de diversificar o portfólio, hoje bastante concentrado em minério de ferro e pelotas, níquel, e, de uma maneira mais tímida, em alumínio e cobre, a empresa teria como eventuais alvos: Anglo American, Alcoa, Freeport McMoRan e Norsk Hydro.

Para o Citigroup, não trata-se de apenas um só alvo. Em relatório, o banco de investimentos avalia que o plano da Vale de levantar US$ 14 bilhões em ações deve intensificar a atividade de fusões e aquisições no setor. “Na nossa visão, o cenário mais plausível é a Vale adquirindo a Anglo e depois a Xstrata”, conclui.

Veja os resultados da enquete:

Qual sua visão em relação às ações da Vale, mesmo considerando uma possível aquisição? Votos Percentual
Positiva, devem recuperar as perdas recentes 1.629 39,10%
Muito positiva, devem subir muito 1.245 29,88%
Neutra, seguirão voláteis 633 15,19%
Negativa, podem cair mais 353 8,47%
Muito negativa, é hora de buscar outro ativo 306 7,35%
Total 4.166 100%

Por InfoMoney