O Poder dos Juros Compostos

Todos nós sabemos a importância de se ter um planejamento financeiro e como é possível se acumular um patrimônio maior com uma renda mensal menor.

Espero que tenha ficado claro para todos que isto só é possível devido ao fator dos juros. Aplicar bem o seu dinheiro é mais importante do que a sua renda mensal, no longo prazo. Investir é fazer o dinheiro trabalhar para você, é poder usufruir dos juros sobre juros, os juros compostos.

  • Um simples conceito de matemática financeira:

Qual a diferença entre os juros simplesjuros compostos?

Juros Simples: O valor ganho durante todo o período permanece fixo.

Fórmula dos Juros Simples: FV = PV * (1+n.i)

Onde:

Ler mais

Primeiros passos na HP 12C

Cálculos Básico na HP 12C (RPN)

Diferentemente das Cálculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método Notação Polonesa Inversa, (RPN na sigla em inglês, de Reverse Polish Notation), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.

Cálculos básicos comuns

Por utilizar a notação RPN, a HP 12C exige um algoritmo (seqüência de passos) de cálculo diferenciado para a sua utilização. Por exemplo, para que se possa

Ler mais

A calculadora HP 12C

hp12c_p

HP 12C, éhp12c_p uma calculadora financeira programável utilizada execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

Foi lançada pela empresa de informáticatecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, em substituiação aos calculadoras HP 38E38C.


Modelos

Atualmente existem 4 modelos diferentes da calculadora HP 12C no mercado: normal, PlatinumPlatinum 25th Anniversary EditionPrestige. O modelo normal, também chamado de Gold foi a primeira versão e continua a ser vendida na atualidade. Os outros modelos dependem de disponibilidade na sua região, com exceção da primeira versão da Platinum, que foi

Ler mais

Juros Simples

JUROS SIMPLES

O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses. Os juros que pagarei serão:

J = 1000 x 0.08 x 2 = 160

Ler mais

EBITDA ou LAJIDA – o que é, virtudes e defeitos

Nos últimos anos, um indicador financeiro passou a ser amplamente utilizado pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado como a principal e as vezes única avaliação de desempenho e/ou do valor das companhias: o EBITDA. Além disso, o final da década e início do novo milênio foi marcado por inúmeras negociações de empresas que também tiveram como único parâmetro o EBITDA.

De outro lado, como ocorre freqüentemente, o modismo disseminou-se rapidamente e muitas empresas, dos mais variados portes e segmentos em nosso país também passaram a considerar o EBITDA como uma importante ferramenta de avaliação de performance operacional. Mas, afinal de contas, o que é o EBITDA ? Ele é ou não uma boa ferramenta de avaliação ? O EBITDA mede, realmente, o fluxo de caixa ? Por que empresas com ações negociadas nas bolsas de valores fazem questão de apresentar o resultado do EBITDA ?

Essas e outras questões têm sido objeto de acaloradas discussões nos meios acadêmicos e financeiros e ao apresentar este texto, não tenho a pretensão de ser o juiz da questão nem esgotar o assunto, mas apenas apresentá-lo para aqueles que não o conhecem, aprofundar a reflexão para aqueles que já o conhecem razoavelmente e trazer à tona, uma série de pontos que podem estar sendo desapercebidos por empresas que o adotaram sem ressalvas.

 

O que é o EBITDA ?

A sigla EBITDA corresponde ao Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização,

Ler mais

Códigos índice Futuro e dolar

INDFZ08 – Venceu ontem(17/12/08)!

Atenção para as regras:

Indice Futuro – Vence de 2 em 2 meses.

Dolar Futuro – Vence a cada mes.

INDF (codigo generico) + Letra do vencimento + ANO

Dolf (código generico) + letra do vencimento + ano

Ex: INDFG09 – INDF(código) + G (vencimento em fevereiro) + 09 (ano do vencimento).

Outro exemplo – DOLFF09 – DOLF (código) + F (vencimento janeiro) + 09 (ano do vencimento).

ATENÇÃO para a tabela das letras com os meses correspondentes aos vencimentos:
Janeiro – F
Fevereiro – G
Março – H
Abril – J
Maio – K
Junho – M
Julho – N
Agosto – Q
Setembro – U
Outubro – V
Novembro – X
Dezembro – Z

Portanto estamos com INDFG09, quando vencer o novo código passará a ser INDFJ09 Vencimento em Abril de 2009 – lembre-se indice futuro vence a cada 2 meses.

Já o dolar depois que vencer o DOLFF09 (vencimento em janeiro) passará a ser DOLFG09, pq? Porque o dolar futuro vence a cada mes.

Copie e cole isso para vc.. guarde isso.. Ninguem pergunta sobre “o novo código da opcao da petrobras”.. o Indice e dolar é a mesma coisa. Só diferencia no mes de vencimento e no final tem que colocar o ano.


Funcionamento dos Leilões da Bovespa

Denomina-se apregoação por leilão aquela realizada com destaque das demais, mencionando-se, obrigatoriamente, o Ativo, o lote e o preço. As apregoações por leilão poderão ser realizadas sob duas formas: por leilão comum ou por leilão especial.

 

LEILÃO ELETRÔNICO

Resumo do enquadramento de operações para procedimentos especiais

Ler mais

Aprenda a operar com Opções na Bolsa de Valores

Clique aqui e faça um Curso Básico do “Mercado de Opções”

Candles e Candlesticks

As condições militares que cobriram o Japão durante anos tornaram-se parte integral da terminologia candelabro. Se você pensar sobre isso, verá que, operar, requer muitas das mesmas habilidades necessárias para vencer uma batalha. Tais habilidades incluem estratégia, psicologia, competição, estratégia de retiradas e sorte.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu _ A Arte da Guerra.

A rapidez é a essência da guerra. Tire partido da falta de preparação do inimigo, marche por caminhos onde não é esperado e ataque pontos desprotegidos.

Ler mais